ANÁLISE DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR NO ÂMBITO ONLINE

João Henrique Tavares Ferreira Velho

Universidade Potiguar (UnP). Brasil

Graduação em Administração. Pós-Graduando em Gestão de E-commerce na Universidade Potiguar (UnP).

Juliana Cabral de Freitas

Universidade Potiguar (UnP). Brasil

Graduação em Administração pela Universidade Potiguar (UnP).

Eliana Andréa Severo

http://orcid.org/0000-0002-5970-4032 Centro Universitário UniFBV/Wyden. Brasil

Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Gestão Empresarial (MPGE) do Centro Universitário UniFBV/Wyden.

Resumo

O empreendedorismo impacta o desenvolvimento de uma país, bem como é uma alternativa para gerar empregos, oportunidades e renda. Neste contexto, emerge o comércio digital, o qual vem crescendo diariamente, em virtude de estar em constantes mudanças. Este estudo analisa os perfis de empreendedores, com ênfase no empreendedor online. Examinando as motivações, desafios e conhecimentos que este enfrenta. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativa, com um total de 211 respondentes. Com base na pesquisa pode se observar que a maioria dos respondentes realiza compras online, pois um total de 89,1% utiliza com frequência ou já realizou compras por meio da internet. O estudo também expõe que um total de 58,3% dos entrevistados tem interesse em empreender no âmbito online. E 89,1% dos respondentes afirmam que o alto valor do frete é um fator determinante para a desistência de uma compra, assim como a maior motivação para empreender online está relacionada a questão de oportunidade.

Texto completo:

Referências


ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuição da sua aplicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004.

ALBINSSON, S. Sing it out loud! The entrepreneurship of SME opera enterprises in Scandinavia. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 37, n. 4, p. 449-471, 2019.

ASIEDU, E.; SHORTLAND, S.; NAWAR, Y.; JACKSON, P.; BAKER, L. Supporting Ghanaian micro-entrepreneurships: the role of mobile technology. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, v. 11, n. 3, p. 306-327, 2019.

BARBOSA, H. M. A.; CAMARA JUNIOR, S. L.; SEVERO, E. A.; RIBEIRO, R. P. Facilitadores e dificultadores do empreendedorismo: uma survey no Rio Grande do Norte. In: XVIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA/UCS, 2018, Caxias do Sul. Anais...

BERNARDES FILHO, A. J. Contribuindo para o desenvolvimento da sua empresa! Disponível em: . Acesso em 18 out. 2018.

BOA VISTA SCPC, 2018. 67% dos consumidores afirmam conhecer pouco os seus direitos, aponta pesquisa. Disponível em:

Acesso em 13 nov. 2018.

CAMARGO, C. Descubra como as cores afetam as compras online e o que você precisa mudar em sua loja virtual. Disponível em: . Acesso em 18 out. 2018.

CAMPOS, L. F. R; BRASIL, C. V. de M. Logística: teia de relações. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.

DEITEL, H.M; DEITEL, PJ.; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores. São Paulo: Pearson, 2004.

DINIZ, L. L.; SOUZA, L. G. A. DE; CONCEIÇÃO, L. R. DA; FAUSTINI, M. R. O Comércio eletrônico como ferramenta estratégica de vendas para empresas. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 3, Lins, p. 1- 13, out. 2011. Anais...

DORNELAS, J. Empreendedorismo para visionários. 1 ed. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.

DORNELAS, J. C. A. Transformando ideias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

DRUCKER, P. F. Innovation and entrepreneurship. New York: Harper & Row, 1985.

DRUCKER, P. F. O gerente eficaz. Editora Zahar, São Paulo, 1974.

FILION, L. J; DOLABELA, F. Boa idéia! E Agora? São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.

GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil - 2017. Coord. Simara Maria de Souza Silveira Greco. Curitiba: IBQP, 2018.

GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil 2017. IBPQ: 2017. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf>. Acesso em 22 out. 2018.

GUERREIRO, A. S. Análise da eficiência de empresas de comércio eletrônico usando técnicas da análise envoltória de dados. Rio de Janeiro, PUC-RJ. 90 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.

HAIR Jr.; J. F., BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.

HAIR Jr., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis. Pearson new international edition. Pearson Higher Ed, 2013.

HALLAM, C. R.; ZANELLA, G. Informal entrepreneurship and past experience in an emerging economy. The Journal of Entrepreneurship, v. 26, n. 2, p. 163-175, 2017.

HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.

KIM, H. J. Reconciling entrepreneurial orientation and dynamic capabilities: a strategic entrepreneurship perspective. The Journal of Entrepreneurship, v. 27, n. 2, p. 180-208, 2018.

KIRZNER, I. M. Perception, opportunity, and profit: studies in the theory of entrepreneurship. Chicago: University of Chicago Press, 1979.

KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.

LEMES JUNIOR, A. B; PISA, B. J. Administrando micro e pequenas empresas. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

LEVIN, J.; FOX. J. A. Estatística para ciências humanas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

LIMEIRA, T. M. V. A internet, o comportamento do consumidor e as práticas de marketing. São Paulo, 2001. Disponível em: http://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/publicacoes/Rel%2061- 2001.pdf

Acesso em: 19/11/2018.

LOOI, K. H. Contextual motivations for undergraduates’ entrepreneurial intentions in emerging Asian economies. The Journal of Entrepreneurship, v. 29, n. 1, p. 53-87, 2020.

MALLETA, B. E-commerce de moda: segunda versão 2013. Disponível em: . Acesso em 18 out. 2018.

MARIANO, S.; MAYER, V. F. Empreendedorismo - fundamentos e técnicas para criatividade. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

MATTOS, G. O fim do comércio eletrônico: fusão on e offline já é uma realidade, 2018. Disponível em: . Acesso em 19/11/2018.

MASCARENHAS, S. A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos para criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.

MAZETO, T. Lei do e-commerce: entenda a legislação desse mercado, 2018. Disponível em: . Acesso em 23 nov. 2018.

MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.

PAGE, K. Good Characteristics of an Entrepreneur. Houston Chronicle, 2018. Disponível em: . Acesso em 22, nov. 2018.

QUAYE, D. M.; MENSAH, I. Entrepreneurial leadership and performance of female-owned small and medium-sized enterprises in Ghana. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 38, n. 1-2, p. 19-44, 2019.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

RÖMER-PAAKKANEN, T.; PAAKKANEN, S. Entrepreneurs' early stage anticipation of business transfer and succession processes. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 38, n. 1-2, p. 141-164, 2019.

ROUNDY, P. T.; FAYARD, D. Dynamic capabilities and entrepreneurial ecosystems: the micro-foundations of regional entrepreneurship. The Journal of Entrepreneurship, v. 28, n. 1, p. 94-120, 2019.

SABAHI, S.; PARAST, M. M. The Impact of entrepreneurship orientation on project performance: a machine learning approach. International Journal of Production Economics, p. 107621, 2020. In Press.

SCHNEIDER, E. I. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curitiba: InterSaberes, 2012.

SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development. 1 ed. Harvard University Press, Cambridge, 1934.

SCHUMPETER, J. A. The creative response in economic history. The Journal of Economic History, v. 7, n. 2, p. 149-159, 1947.

SEBRAE. Perfil das MPE's Potiguares. Disponível em: . Acesso em: dez. 2018.

SEVERO, E. A.; BECKER, A.; GUIMARÃES, J. C. F. D.; ROTTA, C. The teaching of innovation and environmental sustainability and its relationship with entrepreneurship in Southern Brazil. International Journal of Innovation and Learning, v. 25, n. 1, p. 78-105, 2019.

STEFANO, N; ZATTA, I. C. E-commerce conceito, implementação e gestão. Curitiba: Intersaberes, 2016.

SUBRAMANIAM, R.; SHANKAR, R. K. Three mindsets of entrepreneurial leaders. The Journal of Entrepreneurship, v. 29, n. 1, p. 7-37, 2020.

TACHIZAWA, T; FARIA, M. Criação de novos negócios. São Paulo. FGV, 2002.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VERMEULEN, N.; ROESSINGH, C.; PASSENIER, D. The Chinese are taking over: Chinese small entrepreneurs in the Cayo District of Belize. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 38, n. 1-2, p. 232-249, 2019.

YAN, J.; YAN, L. Collective entrepreneurship, environmental uncertainty and small business performance: A contingent examination. The Journal of Entrepreneurship, v. 26, n. 1, p. 1-26, 2017.

WAN, X.; LI, D.; CHEN, J.; LEI, Y. Managing customer returns strategy with the option of selling returned products. International Journal of Production Economics, v.230, n.107794, 2020.

WEBSHOPPERS. 35ª edição, E-BIT, 2017. Disponível na p. 9 e 12, em: . Acesso em 17 out. 2018.

WEBSHOPPERS. 38ª edição, E-BIT, 2018. Disponível na p.11, em: . Acesso em 17 out. 2018.

ZELEKHA, Y.; DANA, L-P. Social Capital Versus Cultural Capital Determinants of Entrepreneurship: An Empirical Study of the African Continent. The Journal of Entrepreneurship, v. 28, n. 2, p. 250-269, 2019.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n3p1-20

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1052

Total de downloads do artigo: 983