ANÁLISE DO ESPÍRITO EMPREENDEDOR NO ÂMBITO ONLINE
Resumo
O empreendedorismo impacta o desenvolvimento de uma país, bem como é uma alternativa para gerar empregos, oportunidades e renda. Neste contexto, emerge o comércio digital, o qual vem crescendo diariamente, em virtude de estar em constantes mudanças. Este estudo analisa os perfis de empreendedores, com ênfase no empreendedor online. Examinando as motivações, desafios e conhecimentos que este enfrenta. A metodologia utilizada foi de caráter quantitativa, com um total de 211 respondentes. Com base na pesquisa pode se observar que a maioria dos respondentes realiza compras online, pois um total de 89,1% utiliza com frequência ou já realizou compras por meio da internet. O estudo também expõe que um total de 58,3% dos entrevistados tem interesse em empreender no âmbito online. E 89,1% dos respondentes afirmam que o alto valor do frete é um fator determinante para a desistência de uma compra, assim como a maior motivação para empreender online está relacionada a questão de oportunidade.
Texto completo:
Referências
ALBERTIN, A. L. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuição da sua aplicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2004.
ALBINSSON, S. Sing it out loud! The entrepreneurship of SME opera enterprises in Scandinavia. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 37, n. 4, p. 449-471, 2019.
ASIEDU, E.; SHORTLAND, S.; NAWAR, Y.; JACKSON, P.; BAKER, L. Supporting Ghanaian micro-entrepreneurships: the role of mobile technology. Journal of Entrepreneurship in Emerging Economies, v. 11, n. 3, p. 306-327, 2019.
BARBOSA, H. M. A.; CAMARA JUNIOR, S. L.; SEVERO, E. A.; RIBEIRO, R. P. Facilitadores e dificultadores do empreendedorismo: uma survey no Rio Grande do Norte. In: XVIII MOSTRA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - PPGA/UCS, 2018, Caxias do Sul. Anais...
BERNARDES FILHO, A. J. Contribuindo para o desenvolvimento da sua empresa! Disponível em: . Acesso em 18 out. 2018.
BOA VISTA SCPC, 2018. 67% dos consumidores afirmam conhecer pouco os seus direitos, aponta pesquisa. Disponível em:
Acesso em 13 nov. 2018.
CAMARGO, C. Descubra como as cores afetam as compras online e o que você precisa mudar em sua loja virtual. Disponível em: . Acesso em 18 out. 2018.
CAMPOS, L. F. R; BRASIL, C. V. de M. Logística: teia de relações. 1 ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.
DEITEL, H.M; DEITEL, PJ.; STEINBUHLER, K. E-business e e-commerce para administradores. São Paulo: Pearson, 2004.
DINIZ, L. L.; SOUZA, L. G. A. DE; CONCEIÇÃO, L. R. DA; FAUSTINI, M. R. O Comércio eletrônico como ferramenta estratégica de vendas para empresas. In: ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO, 3, Lins, p. 1- 13, out. 2011. Anais...
DORNELAS, J. Empreendedorismo para visionários. 1 ed. Rio de Janeiro: Empreende/LTC, 2014.
DORNELAS, J. C. A. Transformando ideias em negócios. 2 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
DRUCKER, P. F. Innovation and entrepreneurship. New York: Harper & Row, 1985.
DRUCKER, P. F. O gerente eficaz. Editora Zahar, São Paulo, 1974.
FILION, L. J; DOLABELA, F. Boa idéia! E Agora? São Paulo: Cultura Editores Associados, 2000.
GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil - 2017. Coord. Simara Maria de Souza Silveira Greco. Curitiba: IBQP, 2018.
GEM. GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil 2017. IBPQ: 2017. Disponível em: https://m.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Relat%C3%B3rio%20Executivo%20BRASIL_web.pdf>. Acesso em 22 out. 2018.
GUERREIRO, A. S. Análise da eficiência de empresas de comércio eletrônico usando técnicas da análise envoltória de dados. Rio de Janeiro, PUC-RJ. 90 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2006.
HAIR Jr.; J. F., BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
HAIR Jr., J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, B. J.; ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis. Pearson new international edition. Pearson Higher Ed, 2013.
HALLAM, C. R.; ZANELLA, G. Informal entrepreneurship and past experience in an emerging economy. The Journal of Entrepreneurship, v. 26, n. 2, p. 163-175, 2017.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P. Empreendedorismo. 5 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
KIM, H. J. Reconciling entrepreneurial orientation and dynamic capabilities: a strategic entrepreneurship perspective. The Journal of Entrepreneurship, v. 27, n. 2, p. 180-208, 2018.
KIRZNER, I. M. Perception, opportunity, and profit: studies in the theory of entrepreneurship. Chicago: University of Chicago Press, 1979.
KOTLER, P; ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 15 ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
LEMES JUNIOR, A. B; PISA, B. J. Administrando micro e pequenas empresas. 8 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
LEVIN, J.; FOX. J. A. Estatística para ciências humanas. São Paulo: Prentice Hall, 2004.
LIMEIRA, T. M. V. A internet, o comportamento do consumidor e as práticas de marketing. São Paulo, 2001. Disponível em: http://gvpesquisa.fgv.br/sites/gvpesquisa.fgv.br/files/publicacoes/Rel%2061- 2001.pdf
Acesso em: 19/11/2018.
LOOI, K. H. Contextual motivations for undergraduates’ entrepreneurial intentions in emerging Asian economies. The Journal of Entrepreneurship, v. 29, n. 1, p. 53-87, 2020.
MALLETA, B. E-commerce de moda: segunda versão 2013. Disponível em: . Acesso em 18 out. 2018.
MARIANO, S.; MAYER, V. F. Empreendedorismo - fundamentos e técnicas para criatividade. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
MATTOS, G. O fim do comércio eletrônico: fusão on e offline já é uma realidade, 2018. Disponível em: . Acesso em 19/11/2018.
MASCARENHAS, S. A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.
MAXIMIANO, A. C. A. Administração para empreendedores: fundamentos para criação e da gestão de novos negócios. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006.
MAZETO, T. Lei do e-commerce: entenda a legislação desse mercado, 2018. Disponível em: . Acesso em 23 nov. 2018.
MICHEL, M. H. Metodologia e pesquisa científica: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2005.
PAGE, K. Good Characteristics of an Entrepreneur. Houston Chronicle, 2018. Disponível em: . Acesso em 22, nov. 2018.
QUAYE, D. M.; MENSAH, I. Entrepreneurial leadership and performance of female-owned small and medium-sized enterprises in Ghana. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 38, n. 1-2, p. 19-44, 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
RÖMER-PAAKKANEN, T.; PAAKKANEN, S. Entrepreneurs' early stage anticipation of business transfer and succession processes. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 38, n. 1-2, p. 141-164, 2019.
ROUNDY, P. T.; FAYARD, D. Dynamic capabilities and entrepreneurial ecosystems: the micro-foundations of regional entrepreneurship. The Journal of Entrepreneurship, v. 28, n. 1, p. 94-120, 2019.
SABAHI, S.; PARAST, M. M. The Impact of entrepreneurship orientation on project performance: a machine learning approach. International Journal of Production Economics, p. 107621, 2020. In Press.
SCHNEIDER, E. I. A caminhada empreendedora: a jornada de transformação de sonhos em realidade. Curitiba: InterSaberes, 2012.
SCHUMPETER, J. A. The theory of economic development. 1 ed. Harvard University Press, Cambridge, 1934.
SCHUMPETER, J. A. The creative response in economic history. The Journal of Economic History, v. 7, n. 2, p. 149-159, 1947.
SEBRAE. Perfil das MPE's Potiguares. Disponível em: . Acesso em: dez. 2018.
SEVERO, E. A.; BECKER, A.; GUIMARÃES, J. C. F. D.; ROTTA, C. The teaching of innovation and environmental sustainability and its relationship with entrepreneurship in Southern Brazil. International Journal of Innovation and Learning, v. 25, n. 1, p. 78-105, 2019.
STEFANO, N; ZATTA, I. C. E-commerce conceito, implementação e gestão. Curitiba: Intersaberes, 2016.
SUBRAMANIAM, R.; SHANKAR, R. K. Three mindsets of entrepreneurial leaders. The Journal of Entrepreneurship, v. 29, n. 1, p. 7-37, 2020.
TACHIZAWA, T; FARIA, M. Criação de novos negócios. São Paulo. FGV, 2002.
VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisas em administração. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
VERMEULEN, N.; ROESSINGH, C.; PASSENIER, D. The Chinese are taking over: Chinese small entrepreneurs in the Cayo District of Belize. International Journal of Entrepreneurship and Small Business, v. 38, n. 1-2, p. 232-249, 2019.
YAN, J.; YAN, L. Collective entrepreneurship, environmental uncertainty and small business performance: A contingent examination. The Journal of Entrepreneurship, v. 26, n. 1, p. 1-26, 2017.
WAN, X.; LI, D.; CHEN, J.; LEI, Y. Managing customer returns strategy with the option of selling returned products. International Journal of Production Economics, v.230, n.107794, 2020.
WEBSHOPPERS. 35ª edição, E-BIT, 2017. Disponível na p. 9 e 12, em: . Acesso em 17 out. 2018.
WEBSHOPPERS. 38ª edição, E-BIT, 2018. Disponível na p.11, em: . Acesso em 17 out. 2018.
ZELEKHA, Y.; DANA, L-P. Social Capital Versus Cultural Capital Determinants of Entrepreneurship: An Empirical Study of the African Continent. The Journal of Entrepreneurship, v. 28, n. 2, p. 250-269, 2019.
Visitas a este artigo: 1291
Total de downloads do artigo: 1240