GESTÃO DO CONHECIMENTO NA HOTELARIA: E-LEARNING COMO FERRAMENTA DE APRIMORAMENTO PROFISSIONAL NA GERAÇÃO DE DIFERENCIAL COMPETITIVO

Elidomar da Silva Alcoforado

ORCID iD Brasil

Marcos Tavares Melo Jr

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Graduado em Turismo pela UFPE. 7 anos de experiência em hotelaria pelas multinacionais Accor e Mariott

Tuana Sampaio de Souza Fernandes

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco )UPE, pós'graduada em enfermagem do trabalho pela UPE e atualmente cursando hotelaria pela UFPE.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar a importância da implementação do e-Learning Accor como fonte de vantagem competitiva para os Hoteis Ibis em Recife - Boa Viagem e Aeroporto, sob a ótica da Gestão do Conhecimento, baseado na percepção de colaboradores e gestores. Foi utilizado como objeto de estudo um recurso de treinamento online de uma das maiores redes hoteleiras do mundo, denominado clickaccor, utilizado nos hotéis Ibis Recife e Ibis Aeroporto, com base na opinião das pessoas que executaram esses treinamentos. A metodologia baseou-se em um estudo de caso, utilizando-se de pesquisa-ação. Realizou-se uma abordagem quantitativa, com estatística descritiva a partir dos dados obtidos com usuários do sistema, e qualitativa com análise de conteúdo a partir de entrevistas com gestores. O estudo permitiu inferir que, apesar de ser considerado um recurso eficiente de gestão do conhecimento, há aspectos que podem ser melhorados para que se possa obter melhor rendimento da ferramenta investigada.

Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p142-167

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