AS COMPRAS PÚBLICAS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA AOS OBJETIVOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS

Silvia Renata Fernandes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Brasil

Graduada em Administração de Empresas pelo Unileste/MR, especialista em Planejamento e Orçamento Público pela AWA WPós, e mestranda em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, Campus Ouro Branco.

Ronan Daré Tocafundo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Brasil

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG). Doutorado Sanduíche realizado na Universidade de Granada (UGR), Espanha, com apoio da Capes pelo programa (PDSE/Capes). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Licenciado, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com habilitação em Física e Matemática. – Professor do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Sabará e Professor do ProfEPT no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - Campus Ouro Branco.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa empírica realizada junto aos servidores de uma unidade do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Objetivamos averiguar a percepção dos participantes acerca do processo de compras públicas, considerando seu impacto no ambiente de ensino-aprendizagem dessa organização. Assim, por meio da revisão bibliográfica, procedemos à caracterização dos Institutos Federais (IF) e à contextualização das aquisições governamentais. Num segundo momento, amparados por uma abordagem qualitativa, seguimos ao trabalho de campo. Por meio da observação participante pudemos acompanhar a execução de alguns processos, identificando as ações adotadas, as variáveis e óbices encontrados. No intuito de levantar a opinião dos respondentes, utilizamos a aplicação de questionários, contendo perguntas abertas e fechadas. Após a coleta de dados, as informações foram organizadas em duas categorias de análise: conhecimento acerca de aspectos técnicos e percepções individuais sobre o procedimento. Os resultados sinalizaram a carência de conhecimento aprofundado no assunto e externaram a necessidade de capacitação dos investigados nas tratativas relacionadas às aquisições estatais. Diante disso, iniciamos a elaboração da proposta de intervenção, que consistirá num tutorial, direcionados aos servidores dos IF’s. O objetivo desse material será funcionar como um guia prático a professores e técnicos administrativos, na qualidade de demandantes de produtos e serviços. Na etapa final desse estudo, o produto será disponibilizado aos usuários como ferramenta de apoio e consulta.

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n4p23-33

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