DIRETRIZES PARA A IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO NO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DE JOÃO PESSOA/PB

Márcia Maria de Medeiros Travassos Saeger

Universidade Federal da Paraíba Brasil

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB) e Mestre em Administração (PPGA/UFPB) pela Universidade Federal da Paraíba. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB.

Júlio Afonso Sá de Pinho Neto

Universidade Federal da Paraíba

Doutor e Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGCOM/UFRJ). Pós-doutor em Ciência da Informação pela Universidad de Murcia (Espanha). Professor Associado do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas da UFPB.

Resumo

Apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo analisar a contribuição que as ações de Gestão da Informação e do Conhecimento (GIC) podem trazer à gestão do Orçamento Participativo de João Pessoa/PB (OPJP). A pesquisa, classificada como exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, utilizou como instrumentos de coleta de dados entrevistas semiestruturadas, grupos focais, observação participante e análise documental. Para análise dos dados, realizou-se uma análise de conteúdo, com categorias e subcategorias fundamentadas no processo de GIC que norteou a pesquisa. Os resultados revelaram que, apesar da existência de algumas ações de GIC no OPJP, elas não foram planejadas especificamente para o Programa, comprometendo o amplo acesso e uso da informação pelos atores que dele fazem parte. Identificou-se ainda a ausência de um protagonismo social comprometido com a cidadania entre os membros das comunidades de João Pessoa. Tais resultados evidenciaram a necessidade da elaboração de diretrizes capazes de contribuírem com a implantação de um processo de GIC no OPJP. Conclui-se que a adoção destas diretrizes poderá fomentar uma participação mais ativa dos cidadãos, atendendo aos fundamentos do OPJP e proporcionando a melhoria da gestão de seus fluxos informacionais.

Texto completo:

Referências


BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERGERON, Bryan P. Essentials of knowledge management. Hoboken, New Jersey: John Wiley & Sons, Inc., 2003.

CARLOS, Elizabeth. Controle social e política redistributiva no Orçamento Participativo. Vitória: EDUFES, 2015.

FEDOZZI, Luciano. Observando o Orçamento Participativo de Porto Alegre – análise histórica de dados: perfil social e associativo, avaliação e expectativas. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2007.

GUTIÉRREZ, Mario P. Gestión del conocimiento em las organizaciones: fundamentos, metodología y praxis. Ediciones Trea: Gijón, 2008.

MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO; Carlos Renato. Metodologia da investigação científica para Ciências Sociais Aplicadas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

NONAKA, Ikujiro; TAKEUCHI, Hirotaka. Criação de conhecimento na empresa: como as empresas japonesas geram a dinâmica da inovação. 12. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

PACHECO, Cíntia Gomes; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. Informação e conhecimento como alicerces para a gestão estratégica empresarial: um enfoque nos fluxos e fontes de informação. In: VALENTIM, Marta Lígia. (Org.). Gestão, mediação e uso da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. p. 319-342.

PARTICIPATORY BUDGETING PROJECT. Participatory Budgeting: next generation democracy, aug. 2016. Disponível em: https://www.participatorybudgeting.org/white-paper/. Acesso em: 20 jul. 2019.

PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO PESSOA. Orçamento Participativo. 2017. Disponível em: http://www.joaopessoa.pb.gov.br/secretarias/op/. Acesso em: 08 nov. 2017.

SAEGER, Márcia Maria de Medeiros Travassos; PINHO NETO, Júlio Afonso Sá de. Gestão da informação e do conhecimento e redes de colaboração: as contribuições para o Orçamento Participativo do município de João Pessoa/PB. In: DUARTE, Emeide Nóbrega; ESTEBAN NAVARRO, Miguel Angel; LLARENA, Rosilene Agapito S. (Org.) Comunicando hemisférios: informação e conhecimento, Brasil e Espanha. João Pessoa: Editora da UFPB, 2016. p. 249-279.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Orçamento Participativo em Porto Alegre: para uma democracia redistributiva. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. (Org.). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009. p. 455-559.

SANTOS, Cássia Dias; VALENTIM, Marta Lígia Pomim. As interconexões entre a gestão da informação e a gestão do conhecimento para o gerenciamento dos fluxos informacionais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 2, p. 19-33, jul./dez. 2014.

SILVA, Narjara Bárbara Xavier; PINHO NETO, Júlio Afonso Sá de. A contribuição da Ciência da Informação para a Gestão do Conhecimento: um estudo teórico e prático. Biblios: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, n. 62, p. 76-88, 2016.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p87-106

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1188

Total de downloads do artigo: 736