UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA INFORMAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS E A DEMANDA DO MERCADO NA “ERA DA ECONOMIA EM REDE”

Gabriel Barbosa da Silva

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Graduando em Gestão da Informação, UFPE.

Presidente da Infoco Consultoria Jr.

Audry Rose Mattos Ávalos Ibragimova

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Graduanda em Gestão da Informação, UFPE.

Luan Pedro Teixeira de Araujo

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Graduanda em Gestão da Informação, UFPE.

Resumo

A Gestão da Informação emerge na “Era da Economia em Rede” como alternativa para garantir a sobrevivência e competitividade das organizações. Viabiliza às mesmas lidar estrategicamente com a informação, tornando-as capazes de inovar organizacionalmente, produtivamente e tecnologicamente. Configura-se como área interdisciplinar dentro da Ciência Contemporânea, o que por sua vez, acaba por gerar diferentes visões e interpretações quanto ao conjunto básico de disciplinas que a compõe. Diante dessa abordagem, o artigo tem como objetivo geral compreender os perfis profissionais e curriculares dos cursos de graduação em Gestão da Informação das Instituições Federais de Ensino Superior e como, objetivo específico,  identificar as similaridades e diferenças disciplinares dos Projetos Pedagógicos de tais instituições. Indica o método indutivo, através de uma pesquisa exploratória que se utiliza de uma pesquisa documental como principal procedimento de coleta de dados. Utilizou-se a MAXQDA Analytics como software para a análise qualitativa e quantitativa de dados e informações. Com os dados estruturados, foi feita uma verificação para buscar possíveis erros de formatação e digitação, eliminando as stopwords e os sintagmas nominais de cada disciplina pelo software OGMA. Os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para o debate teórico acerca de uma proposta para uma Diretriz Curricular Nacional de Gestão da Informação, como também para a reforma curricular do curso da Universidade Federal de Pernambuco.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p61-86

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