APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS IDEF0 E DSM NO PROCESSO DE CONCURSO DE ADMISSÃO DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Thomas Dias Ribeiro

https://orcid.org/0000-0003-1134-2439 Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Gestão da Informação

Diego Alves Melo

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Gestão da Informação

Jorge Lucas Alves de Lima

https://orcid.org/0000-0003-4226-9852 Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Gestão da Informação

Kevin Schwantz Gomes da Silva

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Gestão da Informação

Resumo

Os processos gerenciais que perpassam o fluxo de informações de uma organização podem ser considerados de extrema importância em seu desempenho quanto à conquista de seus objetivos. O processo é o esqueleto que dá a estrutura necessária para a materialização das atividades que percorre a missão da instituição, sendo pública ou privada. Nesse viés, as universidades públicas detém uma gama de atividades que são realizadas por meios de processos. Dentre eles, um dos mais importantes é o processo de contratação de docentes, por meio de concurso público. O objetivo deste trabalho é aplicar as ferramentas de modelagem e mapeamento informacional IDEF0 e DSM no processo de concursos de docentes de uma universidade pública. Com o resultado da pesquisa, pôde-se construir uma matriz de governança, que aponta atrasos ou interrupções no desenvolvimento do processo. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Como resultado, pode-se perceber que o processo pode ser melhorado, ajustando o tratamento dos recursos, mas o desenvolvimento de melhorias nas iterações, não obtiveram êxitos por conta da inexistência de interdependências informacionais. Porém, a existência de dependências de restrição, colabora com o entendimento de que o processo é sequencial, o que atribui veracidade na aplicação das ferramentas.

Texto completo:

Referências


AL-HAKIM, L. Modelling information flow for surgery management process. Int. J. Information Quality, v. 2, n.1, p. 60-74, 2008.

D’ ÁVILA, Rafael. Modelagem de processos organizacionais utilizando a matriz de estrutura baseada em atividades. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. Fortaleza, outubro 2006.

FERNANDES, Daniel. Estudo do Método IDEF0 para Modelagem de Processos de Negócios. . Acesso em: 25 maio 2019.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/rs: Editora Feevale, 2013. 277 p.

Researchgate.. Acesso em: 25 maio 2019.

SOMMERVILLE, Ian (2003), Engenharia de software, São Paulo: Addison Wesley, 6ª edição. Draft Federal Information Processing Standards Publication 183 (1993) “INTEGRATION DEFINITION FOR FUNCTION MODELING (IDEF0)”. Disponível em: http://idef.com/pdf/idef0.pdf. Acesso em: 25.maio 2019.

VALENTIM, M. L. P.; TEIXEIRA, T. M. C. Fluxos de informação e linguagem em ambientes organizacionais. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.22, p.151-156, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/28228755/Gest%C3%A3o_De_Fluxos_De_Informa%C3%A7%C3%A3o_Em_Ambiente_Organizacional. Acesso em: 25 maio 2019.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p1-24

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 329

Total de downloads do artigo: 245