APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS IDEF0 E DSM NO PROCESSO DE CONCURSO DE ADMISSÃO DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Thomas Dias Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Diego Alves Melo Universidade Federal de Pernambuco
  • Jorge Lucas Alves de Lima Universidade Federal de Pernambuco
  • Kevin Schwantz Gomes da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p1-24

Resumo

Os processos gerenciais que perpassam o fluxo de informações de uma organização podem ser considerados de extrema importância em seu desempenho quanto à conquista de seus objetivos. O processo é o esqueleto que dá a estrutura necessária para a materialização das atividades que percorre a missão da instituição, sendo pública ou privada. Nesse viés, as universidades públicas detém uma gama de atividades que são realizadas por meios de processos. Dentre eles, um dos mais importantes é o processo de contratação de docentes, por meio de concurso público. O objetivo deste trabalho é aplicar as ferramentas de modelagem e mapeamento informacional IDEF0 e DSM no processo de concursos de docentes de uma universidade pública. Com o resultado da pesquisa, pôde-se construir uma matriz de governança, que aponta atrasos ou interrupções no desenvolvimento do processo. Trata-se de pesquisa qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Como resultado, pode-se perceber que o processo pode ser melhorado, ajustando o tratamento dos recursos, mas o desenvolvimento de melhorias nas iterações, não obtiveram êxitos por conta da inexistência de interdependências informacionais. Porém, a existência de dependências de restrição, colabora com o entendimento de que o processo é sequencial, o que atribui veracidade na aplicação das ferramentas.

Biografia do Autor

Thomas Dias Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Gestão da Informação

Diego Alves Melo, Universidade Federal de Pernambuco

Gestão da Informação

Jorge Lucas Alves de Lima, Universidade Federal de Pernambuco

Gestão da Informação

Kevin Schwantz Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Gestão da Informação

Referências

AL-HAKIM, L. Modelling information flow for surgery management process. Int. J. Information Quality, v. 2, n.1, p. 60-74, 2008.

D’ ÁVILA, Rafael. Modelagem de processos organizacionais utilizando a matriz de estrutura baseada em atividades. XXVI Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP. Fortaleza, outubro 2006.

FERNANDES, Daniel. Estudo do Método IDEF0 para Modelagem de Processos de Negócios. <https://www.researchgate.net/publication/236961898_Estudo_do_Metodo_IDEF0_para_Modelagem_de_Processos_de_Negocios>. Acesso em: 25 maio 2019.

GIL, Antonio C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do Trabalho Científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do Trabalho Acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo/rs: Editora Feevale, 2013. 277 p.

Researchgate.<https://www.researchgate.net/publication/236961898_Estudo_do_Metodo_IDEF0_para_Modelagem_de_Processos_de_Negocios>. Acesso em: 25 maio 2019.

SOMMERVILLE, Ian (2003), Engenharia de software, São Paulo: Addison Wesley, 6ª edição. Draft Federal Information Processing Standards Publication 183 (1993) “INTEGRATION DEFINITION FOR FUNCTION MODELING (IDEF0)”. Disponível em: http://idef.com/pdf/idef0.pdf. Acesso em: 25.maio 2019.

VALENTIM, M. L. P.; TEIXEIRA, T. M. C. Fluxos de informação e linguagem em ambientes organizacionais. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.22, p.151-156, maio/ago. 2012. Disponível em: https://www.academia.edu/28228755/Gest%C3%A3o_De_Fluxos_De_Informa%C3%A7%C3%A3o_Em_Ambiente_Organizacional. Acesso em: 25 maio 2019.

Downloads

Publicado

2020-06-10

Edição

Seção

Gestão da Informação