INDICADORES: CONTRAPONDO GESTÃO E QUALIDADE ACADÊMICA EM IFES

Luisa Costa

Brasil

Sou graduada em ciências contábeis pela UFPE, possuo especialização em Planejamento Tributário e sou mestranda em Políticas Públicas no MPPP da UFPE.

 

Resumo

Qual a relação entre desempenho da gestão e qualidade acadêmica nas universidades federais do Nordeste brasileiro? Para operacionalizar a análise e responder ao questionamento proposto neste estudo, o desempenho da gestão será medido através de índice de qualidade de gestão de insumos, obtido da redução de um conjunto de indicadores estabelecidos pelo TCU através da técnica da análise fatorial; a qualidade acadêmica também será mensurada utilizando índice obtido por análise fatorial a partir de indicadores de avaliação de graduação e pós-graduação. Em seguida, será utilizada regressão linear para avaliar o efeito da VI (desempenho da gestão) sobre a VD (qualidade acadêmica). O universo da pesquisa foi o das universidades públicas federais nordestinas e seus indicadores de qualidade para os exercícios 2015 a 2017, último triênio de avaliação do INEP para o qual os dados já estão disponíveis. A regressão linear resultou em coeficientes que demonstram peso maior da variável IQCD em relação à qualidade acadêmica, ratificando que os indicadores do TCU são mais voltados para auxiliar a gestão dos órgãos na seara administrativa, não possuindo uma relação direta de causalidade da qualidade acadêmica, contudo, devem orientar a gestão na busca pela eficiência no uso dos recursos. Cada vez mais escassos.

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Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p107-122

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