GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES NO SETOR PÚBLICO SEGUNDO O PMBOK: ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PÚBLICA

Andrea Cecilia Soares Rosset

Universidade Federal de Alagoas Brasil

Possui graduação em Administração pela Faculdade de Alagoas (2007), especialização em Gestão Pública pelo Centro Universitário Cesmac (2011) e Mestrado Profissional em Administração Pública pela Universidade Federal em Alagoas (2018).

Atualmente integra o quadro de servidores da Procuradoria Federal em Alagoas da Advocacia Geral da União (AGU).

Dartagnan Ferreira de Macêdo

Instituto Federal de Alagoas Brasil

Mestre em Administração Pública (UFAL). Especialista em Gestão em Saúde Pública, em Gestão de Recursos Humanos e em Docência na Educação Profissional. Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas.

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL.

Diego da Guia Santos

Instituto Federal de Alagoas Brasil

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Alagoas (2010), especialização em Gestão Empresarial pela Faculdade Integrada Jacarepaguá (2012) e Mestrado Profissional em Administração Pública pela UFAL (2017).

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas - IFAL

Andrew Beheregarai Finger

Universidade Federal de Alagoas Brasil

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e Doutorado em Administração pela Unisinos.

Professor na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas - FEAC/UFAL.

Resumo

O gerenciamento de aquisições envolve diversos processos que visam gerenciar de maneira eficiente as compras e contratos de projetos. No setor público, em especial, esses processos possuem uma grande importância, considerando as especificidades existentes e a limitação dos recursos orçamentários. Nesse contexto, este artigo buscou identificar a utilização do Gerenciamento de Projetos no setor público, com foco no Gerenciamento de Aquisições, a partir do PMBOK e da experiência dos gestores da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero. A metodologia aplicada consistiu em pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso. Foi utilizado um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Os resultados do estudo apontaram que no gerenciamento das aquisições dos projetos públicos é necessário que a administração pública cumpra estritamente o disposto nas leis de Licitações e Contratos Administrativos. Também, ilustrou-se que os riscos mais frequentes do Gerenciamento de Aquisições no setor público se referem, principalmente, ao processo de planejamento, as legislações e a alternância de poder. Demonstrou-se, ainda, que os processos do gerenciamento de aquisições, isto é, o planejamento, a condução, o controle e o encerramento, são seguidos detalhadamente pela empresa. Planejar o gerenciamento das aquisições dos projetos públicos é de fundamental importância na prática profissional do setor público, necessitando que os gestores de projetos estejam bem capacitados para gerir os recursos limitados que são disponíveis para as aquisições, a fim de se obter sucesso nos resultados dos projetos públicos.

Texto completo:

Referências


ARAÚJO, B. D. L.; PINHEIRO JÚNIOR, F. M. L.; ABREU, F. P. Gerenciamento de aquisições de soluções de tecnologia da informação em uma universidade pública do Ceará. Revista Gestão em Análise, v. 4, n. 1, p. 43-53, 2015.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, 70. 2009.

BOMFIN, D. F.; NUNES, P. C. A.; HASTENREITER, F. Gerenciamento de projetos segundo o guia PMBOK: desafios para os gestores. Revista de Gestão e Projetos-GeP, v. 3, n. 3, p. 58-87, 2012.

BUCHELE, G. T.; SCHMITZ, L. C.; DANDOLINI, G. A. Um Plano para Gerenciamento de Projetos no Contexto da Educação a Distância no Ambiente Público. Revista de Gestão e Projetos-GeP, v. 6, n. 2, p. 100-114, 2016.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia Científica. 3ª ed. São Paulo: Prentice Hall. 2002.

CINTRA, Renato Fabiano; VIEIRA, Saulo Fabiano Amâncio. O Processo de Implantação da Gestão de Projetos em Órgãos Públicos: um Estudo de Caso na Prefeitura Municipal de Dourados/MS. Administração Pública e Gestão Social, v. 4, n. 3, p. 293-318, 2012.

CLEMENTE, A.; FERNANDES, E. Planejamento e projetos. Projetos empresariais e públicos. São Paulo: Editora Atlas. 2002.

CUNHA JÚNIOR, D. D. Curso de direito administrativo. 7ª ed. Salvador: JusPODIVM, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª ed. São Paulo, Atlas. 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas. 1991.

HUSTON, C. L. Management of Project procurement. Nova York: McGraw-Hill. 1996.

KERZNER, H. Gestão de projetos: as melhores práticas. Porto Alegre: Bookman, 2010.

KRAMMES, A. G. Gerenciamento do escopo em projetos originados por meio de licitação. Revista de Gestão e Projetos-GeP, v. 4, n. 3, p. 30-45, 2013.

MAXIMIANO, A. C. A. Administração de projetos. São Paulo: Atlas. 2012.

MELLO, C. A. B. Curso de Direito Administrativo. 26. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros Editores. 2008.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. Petrópolis: Vozes. 2007.

PISA, B.; OLIVEIRA, A. Gestão de Projetos na Administração Pública: Um instrumento para o planejamento e desenvolvimento. Anais do I Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento, Curitiba, PR, Brasil. 2013.

PMI. Governement Extension to a Guide to the Project Management Body of Konwlegde in: PMI. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK Guide - 3rd ed.), Project Management Institute Inc, 2006.

PMI. Guide of Project Management Body of Knowledge – PMBoK (3rd ed.) Newton Square, PA: Project Management Institute, 2013.

QUINTAL, R. S. Gerenciamento de Projetos no âmbito da Marinha do Brasil: uma análise dos ativos de processos organizacionais à luz dos contextos de gerenciamento de tempo e aquisições. Revista de Ciência & Tecnologia, v. 17, n. 35, p. 95-113, 2014.

RABECHINI JR, R.; CARVALHO, M. M.; LAURINDO, F. J. B. Fatores críticos para implementação de gerenciamento por projetos: o caso de uma organização de pesquisa. Revista Produção, v. 12, n. 2, p. 28-41, 2002.

ROSA, M. O. Gerenciamento de projetos de governo – PMI-DF – PMInforma, v. 16, 2007.

VALLE, A. B.; SOARES, C. A. P.; FINOCCHIO JR., J.; SILVA, L. S. F. Fundamentos do gerenciamento de projetos. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

XAVIER, C. M. D. S.; WEIKERSHMEIMER, D.; LINHARES, J. G.; DINIZ, L. J. Gerenciamento de aquisições em projetos. Série Gerenciamento de projetos (3ª ed.). Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013.

YIN, R. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 3ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n4p34-59

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1592

Total de downloads do artigo: 1271