E-COMMERCE: PERSPECTIVAS LOGÍSTICAS DE OFERTANTES E DEMANDANTES ACADÊMICOS DE ADMINISTRAÇÃO NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB

Glauber Gleytson Gomes Andrade

Bel. em Administração de Empresa - UNIFACISA

Thiago Costa Ferreira

Dr. em Agronomia Pesquisador PCI - Instituto Nacional do Semiárido Brasil

Fábio de Oliveira Lucena

Dr. Administração Mackenzie Engenheiro Civil Professor Universitário - UNIFACISA

Resumo

Cada vez mais os consumidores buscam por empresas que atendam suas necessidades de forma ampla, com comodidade e que possuam práticas sustentáveis. A modalidade de vendas de produtos e serviços através do ambiente virtual possibilita a utilização de menos recursos naturais, redução de custos para as empresas e o alcance de sua vantagem competitiva. Este estudo teve por objetivo analisar os desafios logísticos do business-to-consumer com respeito às atividades, fluxos operacionais e informacionais e desafios na perspectiva dos ofertantes e demandantes acadêmicos de Administração de uma instituição privada de Campina Grande – PB. A pesquisa se caracteriza como qualiquantitativa, por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas às empresas fornecedoras e prestadoras de serviços relacionadas ao comércio eletrônico, e aplicação de questionários à discentes do curso de Administração que realizam/realizaram compras no ambiente virtual. Os resultaram permitiram a identificação de pontos críticos no processo logístico das vendas virtuais e como afetam nas operações das empresas e na satisfação do cliente final. 

E-commerce: perspectivas logísticas de ofertantes e demandantes acadêmicos de Administração na cidade de Campina Grande – PB.

Texto completo:

Referências


ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições da sua aplicação. São Paulo: Atlas, 2000.

ANDRADE, M. C. F. de; SILVA, N. T. G. da. Comércio eletrônico (e-commerce): um estudo com consumidores. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 98-111, jan./jun. 2017.

ATLAS. Os quatro principais desafios da logística do E-commerce (e como vencê-los!). Disponível em: http://ecommerce.neoatlas.com.br/os-4-principais-desafios-da-gestao-de-E-commerce-e-como-vence-los/. Acesso em: 01 nov. 2017.

BALLOU, Ronald H. Logística empresarial: transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

BARSI, Alexandro. O Velho Mundo e o Novo Mundo na transformação digital das empresas. Disponível em: https://ecommercenews.com.br/artigos/dica artigos/o-velho-mundo-e-o-novo-mundo-na- transformacao- digital- das -empresas/. Acesso em 01 nov. 2017.

BORNIA, Antônio Cezar; DONABEL, Cristian Mendes; LORANDI, Joisse Antonio. A logística do comércio eletrônico do B2C (business to consumer). In: ENEGEP, 26., 2006, Fortaleza. Anais eletrônicos... Rio de Janeiro: 2006. p. 1-8. Disponível em: http://www.egov.ufsc.br/portal/conteudo/log%C3%ADstica-do-com%C3%A9rcio-eletr%C3%B4nico-do-b2c-business-consumer.Acesso em: 20 out. 2017.

CATALINI, Luciane et al. E-commerce. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

CHRISTOHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

CNT. Pesquisa CNT de rodovias 2017: relatório gerencial. Disponível em: http://pesquisarodoviascms.cnt.org.br//Relatorio%20Geral/Pesquisa%20CNT%20(2017)%20-%20BAIXA.pdf. Acesso em: 30 out. 2017.

DUARTE, Tomás. Saiba como lidar com clientes insatisfeitos. Disponível em: https://satisfacaodeclientes.com/saiba-como-lidar-com-clientes-insatisfeitos/. Acesso em: 16 nov. 2017.

FARIA, Ana Cristina de; COSTA, Maria de Fátima Gameiro. Gestão de custos logísticos. São Paulo: Atlas, 2015.

FARIA, Maria Helena Ferreira de; SILVA, Carlos Eduardo Sanches; LIMA, Renato da Silva. A formação do empreendedor atuante na logística do comércio eletrônico – proposta de técnicas pedagógicas. In: SIMPEP, 12. 2005, Bauru. Anais eletrônicos... Bauru: 2005. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_12/copiar.php?arquivo=Faria_MHF_A%20formacao%20do%20empreendedor.pdf. Acesso em 29 set. 2017.

FLEURY, Paulo. Os desafios logísticos do e-commerce. Disponível em: http://www.ilos.com.br/web/o-desafio-logistico-do-e-commerce/. Acesso em 06 jul.2017.

GERHARDT, Tatiane Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo Org. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GUIA DE E_COMMERCE. Tributação no comércio eletrônico. Disponível em: https://www.guiadeecommerce.com.br/tributacao-no-comercio-eletronico/. Acesso em: 01 nov. 2017.

GUIMARÃES, Vinícius. Sustentabilidade para o e-commerce: saiba mais sobre o assunto. Disponível em https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/sustentabilidade-e-commerce/. Acesso em 09 mar. 2020.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Campina Grande. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/campina-grande/panorama. Acesso em 11 mar. 2020.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

LASSE, Caio. A logística para e-commerce. Disponível em: https://www.logscm.com.br/singlepost/2016/10/25/Log%C3%ADsticaparaecommerce. Acesso em 29 out. 2017.

LIMEIRA, Tânia M. Vidigal. E-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2007.

LOPES, Maurício Antônio. Transformação digital e a nova globalização. Disponível em: https://www.embrapa.br/web/mobile/noticias/-/noticia/11706329/artigo---transformacao-digital-e-a-nova-globalizacao. Acesso em 20 out. 2017.

LORENTZ, Leonardo. E-commerce é tudo igual. Disponível em: https://www.pensamentoverde.com.br/sustentabilidade/e-commerce-e-tudo-igual/. Acesso em 09 mar. 2020.

LUCENA, Fábio de Oliveira. Monografia: arte e técnica da construção. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.

MATOS, Christiana. Por que cumprir prazos de entrega não faz bem só para o cliente. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/por-que-cumprir-prazos-de-entrega-nao-faz-bem-so-para-o-cliente/. Acesso em: 16 nov. 2017.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e pesquisa cientifica em ciências sociais: um guia prático para acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. São Paulo: Atlas, 2009.

PINI, Flávia. Brasileiros confiam cada vez mais no comércio online, diz pesquisa do SPC Brasil. Disponível em: https://www.precifica.com.br/2015/04/16/brasileiros-confiam-cada-vez-mais-comercio-online-diz-pesquisa-spc-brasil/. Acesso em: 16 nov. 2017.

RAMOS, Ana Júlia. Business to consumer: o que é o modelo de negócios B2C. Disponível em: https://rockcontent.com/blog/b2c/. Acesso em 11 mar. 2020.

SALVADOR, Maurício. E-commerce radar 1º semestre 2017: resultados do mercado de E-commerce do Brasil. Disponível em: http://neomove.com.br/ ftpUpload/uploads/Ebook%20Atlas%20Ecommerce%20Rada%202017.pdf?utm_campaign=envio_ecommerce_radar_1sem_2017_geral&utm_medium=email&utm_source=RD+Station. Acesso em: 01 nov. 2017.

SARRAF, Thiago. Reclamações de atraso na entrega chegam a mais de 61% no E-commerce brasileiro. Disponível em: http://www.doutorecommerce.com.br/sem-categoria/reclamacoes-de-atraso-naentregachegammaisde61ecommercebrasileiro/. Acesso em: 16 nov. 2017.

SPC. O consumo virtual no Brasil. Disponível em: https://www.spcbrasil.org.br/imprensa/downloads/1454/pesquisas. Acesso em: 16 nov. 2017.

TREVISANI, Marcelo. Os impactos da revolução digital nos negócios. Disponível em: https://www.proxxima.com.br/home/proxxima/how-to/2017/09/26/os-impactos-da-revolucao-digital-nos-negocios.html. Acesso em: 29 set. 2017.

VALE, Alberto. Logística no e-commerce – uma etapa que não pode ser negligenciada. Disponível em: https://www.guiadeecommerce.com.br/logistica-no-ecommerce/. Acesso em: 01 nov. 2017.

VARON, Marcelo. 8 fatores que influenciam o consumidor na compra on line. Disponível em: https://www.ecommercebrasil.com.br/artigos/8-fatores-que-influenciam-o-consumidor-na-compra-online/. Acesso em: 16 nov. 2017.

VERGARA, S. Constant. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

WANKE, Peter F. Logística e transporte de cargas no Brasil: produtividade e eficiência no século XXI. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2010.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n3p21-44

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1553

Total de downloads do artigo: 1116