IMPACTOS DO PROCESSO DE REESTRUTURAÇÃO EM UMA EMPRESA DE LATICÍNIOS COM A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL

Lucimara Fiorese

Graduada em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário Univates, Especialista em Gestão de Pessoas pela Estácio/Uniseb, cursando MBA em Gestão Financeira pela Faculdade La Salle – Estrela.

Diego Silva

Administrador. Especialista em Gestão Empresarial. Mestre em Administração pela Unisinos.

Administrador. Especialista em Gestão Empresarial. Mestre em Administração pela Unisinos.

Resumo

Este estudo visa identificar e analisar os impactos do processo de reestruturação em uma empresa de laticínios de produção empurrada para produção puxada com a utilização de ferramentas de gestão da qualidade, através da incorporação do Planejamento e Controle de Produção na área comercial. Tendo como objetivos específicos: identificar a maneira que ocorreu a reestruturação da empresa de produção empurrada para produção puxada; analisar os impactos da incorporação do Planejamento e Controle de Produção na área comercial; mensurar, através dos relatórios das devoluções de nota fiscais por parte dos clientes e rupturas de produtos, os impactos do processo de reestruturação. Os métodos utilizados no artigo foram estudo de caso, pesquisa descritiva, qualitativa e observações in loco, realizado no período de seis meses em uma empresa de laticínios localizada no Rio Grande do Sul. Os resultados percebidos demonstram de forma positiva as consequências desta mudança, diminuição dos problemas de rupturas de produtos e também diminuição de devolução de notas fiscais emitidas aos clientes.

Texto completo:

Referências


ARAUJO, Luis C. G. Organização, sistemas e métodos e as tecnologias de gestão organizacional. 4. ed. (v. 2), São Paulo: Atlas, 2012.

ARIOLI, Edir E. Análise e solução de problemas: o método da qualidade total com dinâmica de grupo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1998.

BALLESTRO-ALVAREZ, M.E. Gestão da qualidade, produção e operações. São Paulo: Atlas, 2010.

BARTON, T.T., MORAN, J.W., FILIPIAK, M.H. Técnicas para reestruturação dos processos de negócios. São Paulo: IMAM, 1995.

CARVALHO, M.M. Histórico da gestão da qualidade. In: CARVALHO, M.M., PALADINI, E.P. (Orgs.). Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 1-24.

ERDMANN, R. H. Organização de sistemas de produção. Florianópolis, Santa Catarina: Insular, 1998.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HANDFIELD, R., MCCORMACK, K. Supply Chain Risk Management: Minimizing Disruptions in Global Sourcing. [s.l.]: Taylor & Francis, dez. 2007. Disponível em: . Acesso em: 13 Maio 2017.

HARRINGTON, H.J. Aperfeiçoando processos empresariais: estratégias revolucionárias para o aperfeiçoamento da qualidade, da produtividades e da competitividade. São Paulo: Makron Books, 1993.

KOTLER, P., ARMSTRONG, G. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prantice Hall, 2007.

LAMBERT, D M., STOCK, J., Vantine, J. Administração estratégica da logística. São Paulo: Vantine Consultoria, 1998.

LEITE, P.R. Logística reversa: nova área da logística empresarial. Revista Tecnologística. mai. 2002. Disponível em: . Acesso em: 10 mai. 2017.

MALHOTRA, N.K. Pesquisa de marketing: foco na decisão. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2011.

MIGUEL, P.A.C. Gestão da qualidade: TQM e modelos de excelência. In: CARVALHO, M.M; PALADINI, E.P. (Orgs.). Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. p. 85-124.

NANCI, L.C., QUELAS, O.L.G, CARVALHO, R.A., SIMÃO, V,G. O PCP no contexto estratégico. In: LUSTOSA, L., MESQUITA, M.A., QUELHAS, O., OLIVEIRA, R. (Orgs). Planejamento e controle de produção. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

OLAVE, E.L., NETO, J.A. Redes de cooperação produtiva: uma estratégia de competitividade e sobrevivência para pequenas e médias empresas. Gestão & Produção, v.8, n.3, p.289-303, dez. 2001.

OLIVEIRA, L.V. As dificuldades de implementação de uma mentalidade de manufatura enxuta em empresas da serra gaúcha: uma abordagem focada nos stakeholders destas companhias. Caxias do Sul: UCS, 2012.

PINTO, V.B. Informação: a chave para a qualidade total. Ci. Inf., v. 22, n. 2, p.133-137, mai./ago. 1993.

SILVA, G., SILVA, A.M.A.D., FERREIRA, M.P.B. Produção alimentícia: processamento de dados. Recife: UDFRPE, 2012.

SLACK, N., CHAMBERS, S., JOHNSTON, R. Administração da produção. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

TOLEDO, J.C., BATALHA, M.O., AMARAL, D.C. Qualidade na indústria agroalimentar: situação atual e perspectivas. Revista de Administração de Empresas, v. 40, n. 2, abr./jun. 2000.

VERGARA, S.C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

WOMACK, J.P., JONES, D.T. A mentalidade enxuta nas empresas: elimine o desperdício e crie riquezas. Rio de Janeiro: Campos, 1998.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p69-88

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1491

Total de downloads do artigo: 886