QUALIDADE DOS SERVIÇOS NA SAÚDE PÚBLICA: ESTUDO EM HOSPITAL DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v5n1p25-48

Resumo

O serviço público é aquele prestado pela Administração Pública para a satisfação, visando o atingimento dos interesses da coletividade. No contexto dos serviços públicos de cuidado à saúde, é direito do cidadão receber atendimento resolutivo com qualidade, presteza, tecnologia apropriada e condições de trabalho adequadas para os profissionais. Partindo desse pressuposto, se torna relevante o desenvolvimento de procedimento eficiente para monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos hospitais e unidades de saúde. Somado a isso, pesquisadores em ciência da informação têm investigado o valor dos serviços nas organizações de acordo com as percepções, expectativas e necessidades dos usuários. Assim, visando contribuir para esta questão, este trabalho utilizou uma versão adaptada do modelo SERVQUAL para analisar a qualidade dos serviços de um hospital público do município do Natal/RN, sob o ponto de vista do usuário do serviço. Através de um estudo de caso, descritivo e quantitativo foram identificadas as potencialidades, como a segurança nos serviços oferecidos, e os aspectos críticos, como a insatisfação dos usuários no que diz respeito aos aspectos tangíveis e a empatia dedicada aos mesmos.

Referências

ALBRECHT, Karl. Revolução nos Serviços: como as empresas podem revolucionar a maneira de tratar os seus clientes. São Paulo: Pioneira, 2002.

BRASIL. Direitos dos usuários dos serviços e das ações de saúde no Brasil: legislação federal compilada – 1973 a 2006, Ministério da Saúde, Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2007.

BURMESTER, Haino. G’estão da qualidade hospitalar. Editora Saraiva, 2017.

CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N. Administração Estratégica de Serviços. São Paulo: Atlas, 2018.

DANI, Andréia Carpes et al. Efeito da qualidade da governança pública sobre o sentimento de confiança da população nas instituições governamentais: uma análise para países latino-americanos. Administração Pública e Gestão Social, v. 10, n. 4, 2018.

FITZSIMMONS, James A.; FITZSIMMONS, Mona J. Administração de Serviços: Operações, Estratégia e Tecnologia da Informação. Amgh Editora, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

GRÖNROOS, Christian. Marketing: gerenciamento e serviços. Rio de Janeiro: Campus, 2009.

JURAN, J.M. Juran. Planejando para a qualidade. São Paulo: Editora Pioneira, 1990.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing: a bíblia do marketing, 2012.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Diferenciação e inovação em marketing. Editora Saraiva, 2017.

MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. Porto Alegre: Bookman, 2011.

MIRSHAWKA, Victor. Hospital Fui Bem Atendido!!!, a Vez do Brasil. São Paulo: Makron Books, 1994.

MOITA, Galba Freire; BARBOSA, Allan Claudius Queiroz; RAPOSO, Vitor Manuel Reis. Quality Saúde–uma adaptação transcultural multicêntrica dos constructos da escala Servqual de satisfação para o SUS, por translação de conhecimento de especialistas e usuários. Revista do Serviço Público, v. 70, n. 2, p. 325-364, 2019.

PARASURAMAN, Anantharanthan; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. A conceptual model of service quality and its implications for future research. Journal of marketing, v. 49, n. 4, p. 41-50, 1985.

POMPELLI, Matheus; ANSCHAU, Cleusa Teresinha. Auditoria interna em empresas de construção civil pautados no programa brasileiro da qualidade e produtividade do habitat. Revista Tecnológica, v. 4, n. 1, p. 58-80, 2016.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e de pesquisa do curso de administração. São Paulo: Atlas, 2005.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: conceitos, esquemas de análises, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

SILVA, Elinete Rejane; HECKSHER, Suzana Dantas. Qualidade do atendimento em serviços públicos de saúde. Revista Eletrônica Gestão e Saúde, n. 1, p. 980-992, 2016.

SILVA, Ana Lúcia Andrade da et al. A qualidade do atendimento ao parto na rede pública hospitalar em uma capital brasileira: a satisfação das gestantes. Cadernos de Saúde Pública, v. 33, 2017.

Downloads

Publicado

2020-07-02

Edição

Seção

Gestão Pública e Governança