ORÇAMENTO EMPRESARIAL COMO FERRAMENTA DE GESTÃO: MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO, PONTO DE EQUILÍBRIO, RENTABILIDADE E LUCRATIVIDADE NAS EMPRESAS TERCEIRIZADAS DE GERAÇÃO DE VAPOR

MAURICIO RIEGER

      

JOSE ODALIO DOS SANTOS

   

DOMINGOS CORREIA DOS SANTOS

https://orcid.org/0000-0001-6581-3895 Brasil

       

ALEXANDRE GONZALES

 

Resumo

O orçamento empresarial é considerado um instrumento importante na gestão organizacional na medida em que direciona as metas e decisões para que a empresa possa obter o resultado econômico-financeiro esperado. Elaborado com base em premissas estratégicas, serve de ferramenta de planejamento, execução e controle, auxiliando, desta forma, a maximização dos resultados da empresa. Este artigo apresenta a importância histórica sobre a caldeira de vapor, e tem como objetivo estudar os entendimentos dos consagrados autores sobre planejamento estratégico e orçamento empresarial, bem como investigar a utilização do instrumento orçamentário como técnica de previsibilidade para a gestão – apuração e acompanhamento da margem de contribuição, ponto de equilíbrio, rentabilidade e lucratividade - do negócio nas empresas terceirizadas de geração de vapor. Para atingir o objetivo foram elaboradas indagações conceituais sobre planos orçamentários e aplicado questionário a 61 indivíduos, de forma fechada, contendo 14 perguntas direcionadas ao universo de empresas terceirizadas de vapor. Na sequencia, o material foi analisado e interpretado para responder se a aplicação do orçamento empresarial nas empresas terceirizadas de geração de vapor atende as necessidades de gestão – apuração e acompanhamento da margem de contribuição, ponto de equilíbrio, rentabilidade e lucratividade - do negócio. Constatou-se que existe, em diversas situações, um descompasso entre alguns planos orçamentários, como, por exemplo, 25% das empresas não consideram as ameaças e oportunidades do ambiente externo, e ao diagnóstico interno da organização e 21% das empresas não calculam a margem de contribuição de forma adequada.

       

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v4n2p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1108

Total de downloads do artigo: 1500