O PAPEL DO GESTOR DE PRESÍDIOS: UMA ANÁLISE ACERCA DA FORMAÇÃO, PRÁTICA E EFICÁCIA DA GERÊNCIA PRISIONAL

Vanessa Érica da Silva Santos

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Advogada, Professora Substituta da UFCG, Graduada em Direito pela UFCG, Especialista em Direito do Trabalho pela UNOPAR, Penal e Processo Penal pela UFCG e Gestão Pública pelo IFPB, Mestra em Sistemas Agroindustriais pela UFCG.

Resumo

Segundo o INFOPEN, o Brasil possui a 3ª maior população carcerária do mundo, demonstrando atualmente o crescimento da criminalidade, assim como, do questionamento sobre o papel ressocializador do sistema penitenciário. A partir dessa abordagem é necessário evidenciar o papel do gestor no sistema prisional. Essa pesquisa procura entender se os gestores de presídios estão gerindo com o objetivo de ressocialização do apenado, investigando se a lei de execução penal vem sendo aplicada nas penitenciárias e procurando compreender o perfil desse tipo de gestor. Utilizou-se o método dedutivo em que se parte da problemática geral para o caso específico com uma aplicação de estudo de caso na Colônia Penal Agrícola da Cidade de Sousa. Buscou-se, então, identificar se os gestores dos presídios possuem formação adequada e recursos necessários que possam ser utilizados em uma prática gerencial ideal para o exercício do cargo. Procurou-se, ainda, identificar qual modelo de gestão e aptidões são adequados para cumprir com esse tipo de função. Foram verificadas questões de liderança, motivações, habilidades, além da logística envolvida e do comportamento organizacional. Procurou-se demonstrar a importância do planejamento estratégico para efetividade na gestão de penitenciárias. Ao final, o trabalho procura sugerir medidas necessárias para uma boa administração prisional.

Texto completo:

Referências


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 18 Set 2018.

CARAVANTES, Geraldo R. CARAVANTES, Cláudia B e WESLEY,e Bjur. A Administração e qualidade: A Superação dos desafios. São Paulo: Makron Books, 1997.

CRUZ, Maria do Carmo Meirelles Toledo. Humanização da pena Privativa de Liberdade. São Paulo,2003.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA- Banco Nacional de Monitoramento de prisões- Cadastro Nacional de Presos. Brasília; Agosto de 2018. Disponível em : < http://www.cnj.jus.br/files/conteudo/arquivo/2018/08/987409aa856db291197e81ed314499fb.pdf> . Acesso em: 18 Set 2018.

LEVANTAMENTO NACIONAL DE INFORMAÇÕES PENITENCIÁRIAS- INFOPEN – atualização junho de 2016. Brasília: Ministério da Justiça e Segurança Pública. Departamento Penitenciário Nacional, 2018. Disponível em : < http://www.justica.gov.br/news/ha-726-712-pessoas-presas-no-brasil/relatorio_2016_junho.pdf>. Acesso em: 18 Set 2018.

LEMOS, Ana Margarete. O Trabalho Prisional como Estratégia de Ressocialização. 1997. 130 f. Dissertação (Mestrado em Administração)- Programa de Pós Graduação em Administração. Escola de Administração. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1997.

LIMA, Hellen Soares. A administração no sistema prisional: um estudo das competências

Gerenciais. Dissertação (Mestrado em Gestão Estratégica de Organizações)- Fundação Mineira de Educação e Cultura FUMEC). Belo Horizonte, 2007.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v4n2p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 796

Total de downloads do artigo: 827