NÍVEL DE LETRAMENTO FINANCEIRO: um levantamento dos estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Kécia da Silveira Galvão

Universidade Federal de Pernambuco Brasil

Graduada e Mestra em Ciências Ciências Contábeis e Doutora em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Adjunta da UFPE - Centro Acadêmico do Agreste.

Agildo Maciel DE OLIVEIRA FILHO

Brasil

Graduado em Administração pela UFPE - CAA

Resumo

Este trabalho buscou identificar relações entre o nível de letramento financeiro e as características socioeconômicas de estudantes do ensino médio de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia em Pernambuco.  Para identificação do nível de letramento financeiro fundamentou-se nas perspectivas da OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Já as características socioeconômicas foram baseadas no questionário socioeconômico do Exame Nacional do Ensino Médio. Para análise dos dados foi realizada estatística descritiva, análise de diferença de médias e regressão linear múltipla. Dentre os resultados obtidos, identificou-se que mais de 66% da amostra enquadra-se nos níveis 4 e 5 de letramento financeiro, em uma escala de 1 a 5, valor superior à média nacional. Quanto a relação entre o nível de letramento financeiro e as características socioeconômicas, observou-se que a ocupação das mães dos alunos e eles estudarem em escola pública podem estar relacionados ao nível de letramento financeiro.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v4n1p%25p

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