Fatores motivacionais para os servidores públicos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs: uma revisão de literatura
Resumo
O presente trabalho propôs a analisar os fatores motivacionais considerados mais relevantes pelos servidores públicos, dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFETs, para preservar ou estimular a motivação no trabalho de acordo com suas percepções. Foi realizado um estudo do tipo exploratório de abordagem qualitativa, realizado através de uma revisão de literatura obtido por busca online nos portais do google acadêmico, Banco de Teses da CAPES e o portal de periódicos da capes, usando como descritores fatores motivacionais, Instituto Federal e servidores públicos. Foram selecionados 5 trabalhos acadêmicos de três distintas regiões do Brasil. O estudo demonstra que, em quase todos os trabalhos analisados foram citados como fatores motivacionais considerados relevantes para satisfação e bom desempenho na realização de suas atribuições: o reconhecimento, o clima organizacional e a valorização no trabalho e os fatores motivacionais considerados como menos satisfatórios foram a oportunidade de crescimento, a remuneração e os benefícios, as instalações físicas e a estabilidade.
Texto completo:
Referências
APPUGLIESE, Marcilene Maria Enes. Capacitação dos servidores visando eficácia dos serviços públicos: Um estudo de caso do Instituto Federam de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo – campus Cubatão. 2010. 33p. Curso de Especialização em Negociação Coletiva a Distância. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Porto Alegre- RS. 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/40407. Acesso em: ago. 2017.
BARCELOS, Rita Sirley Souto. Qualidade de vida no trabalho: caso específico do instituto federal de ciência e tecnologia de minas gerais – campus são joão evangelista. 2013. 110p. Dissertação (Mestrado em Gestão) - Universidade de trás-os-montes e alto douro, Vila Real, 2013. Disponível em: http://docplayer.com.br/39112484-Qualidade-de-vida-no-trabalho-caso-especifico-do-instituto-federal-de-ciencia-e-tecnologia-de-minas-gerais-campus-sao-joao-evangelista.html. Acesso em: ago. 2017.
BERGUE, Sandro Trescastro. Comportamento Organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/ UFSC;CAPES: UAB, 2010. 114p.
BOSSARDI, Andréia de Lima et al. Qualidade de Vida no Trabalho. Disponível em:
Acesso em: dez. 2017.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br.>. Acesso em: 15 dez. 2017.
BRUNELLI, Maria da Graça Mello. Motivação no Serviço Público. Trabalho de conclusão de curso em Gestão púbica, IBGEN, Porto Alegre- RS junho de 2008. Disponível em: http://lproweb.procempa.com.br/pmpa/prefpoa/sma/usu_doc/maria_da_graca_mello_brunelli._tcc.pdf . Acesso em: ago 2017.
CARVALHO FILHO, J. S. Manual de direito administrativo. 23. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010.
CONSONI, Deizi Paula Giusti. Diagnóstico do clima organizacional do instituto federal de educação, ciência e tecnologia de santa catarina – campus araranguá. Disponível em: < http://www.ararangua.ifsc.edu.br/site/images/planejamento/artigo%20_%20diagnstico%20do%20clima%20organizacional%20do%20ifsc%20campus%20ararangu.pdf> Acesso em: out 2017.
COSTA, E. Qualidade no atendimento ao cliente, 2008. Disponível em:
. Acesso em: set. 2017.
FALLER, Bruno Cesar. Motivação no Serviço Público: um estudo de caso da Secretaria de Administração da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. 2004. 107p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/3930. Acesso em: set 2017.
FARIA, Caroline. Motivação. Disponível em: < http://www.infoescola.com/psicologia/motivacao/>. Acesso em: out. 2017.
GIL, Antônio Carlos. Gestão de Pessoas. 1. ed. São Paulo. Atlas, 2010.
GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar. Rio de Janeiro: Record, 1997.
HERZBERG, Frederick. O conceito da higiene como motivação e os problemas do potencial humano no trabalho. In: HAMPTON, David R. Conceitos de comportamento na administração. São Paulo: EPU, 1973.
LOPES, Tomas Vilanova Monteiro. Motivação no trabalho. Rio de Janeiro: FGV, 1980.
LOUREIRO, Thiago José de Azevêdo; VALDEVINO, Dalvanize da Costa. Satisfação no trabalho dos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, Campus Nova Cruz. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação. Palmas – TO, 2012.
MASLOW, Abraham Harold. Diário de negócios de Maslow. Rio de Janeiro: Quality mark, 2003.
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à Administração. 7ªEd. São Paulo: Atlas, 2009.
MEDEIROS, Luciano de Santana. A importância do clima organizacional no desempenho das equipes de trabalho: um estudo de caso no instituto federal de educação, ciência e tecnologia da paraíba. 2010. 134p.Dissertação (Mestrado em recursos humanos e comportamento Organizacional) - instituto superior miguel torga – ISMT
Escola superior de altos estudos, Coimbra, 2010.
MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento. Pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo:
HUCITEC, 2007
OTRANTO, Celia Regina. CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA – IFETs. RETTA (PPGEA/UFRRJ), Ano I, n.1, p. 89-110, 2010. Disponível em: http://www.celia.na-web.net/pasta1/trabalho19.htm. Acesso em: out 2017.
PEDRO, Neuza; PEIXOTO, Francisco. Satisfação profissional e auto-estima em professores dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico. Aná. Psicológica, v.24, n.2, p.247-262, 2006. Disponível em: http://www.scielo.mec.pt/pdf/aps/v24n2/v24n2a10.pdf. Acesso em: set 2017.
RODRIGUES, Wesley Alves. A influência das metas e recompensas na Motivação: um estudo no setor público mineiro. 2009. 131p. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Ciências Empresariais, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2009.
SANTANA, R. S. Estabilidade do empregado público. 2009. Disponível em: . Acesso em: set. 2017.
SANTOS, A.F.R.; PAULA, D.S.; FERNANDES, C.P. O papel da motivação no setor público e a satisfação da População no atendimento. Anais. 2010.
SANTOS, Valdeci. O que é e como fazer “revisão da literatura” na pesquisa teológica. Fides reformata xvii, n.1, p. 89-104, 2012. Disponível em: http://www.academia.edu/7522446/O_QUE_%C3%89_E_COMO_FAZER_REVIS%C3%83O_DA_LITERATURA_NA_PESQUISA_TEOL%C3%93GICA. Acesso em: ago 2017.
VROOM, Victor Harold. Gestão de pessoas, não de pessoal: os melhores métodos de motivação e avaliação de desempenho. Rio de Janeiro:Campus, 1997.
Visitas a este artigo: 1576
Total de downloads do artigo: 1411