INFLUÊNCIA DO PERFIL SOCIODEMOGRÁFICO DOS EMPRESÁRIOS NA INOVAÇÃO DAS EMPRESAS.
Resumo
Diante um período de recessão econômica, alta concorrência e aumento da mortalidade das empresas, a inovação gera vantagem competitiva para que a empresa continue firme apesar das adversidades. Desse modo, inovações ocasionais não são suficientes, sendo necessária que as Micro e Pequenas empresas adotem a inovação como um processo sistemático, através da gestão da inovação. Diante disso, o presente estudo apresenta como objetivo geral identificar a influência do perfil do empresário (sexo, idade e grau de escolaridade) no grau de inovação das Micro e Pequenas empresas de comércio e serviço da Região Metropolitana de Natal, Rio Grande do Norte. Para isto, realizou-se uma pesquisa descritiva com 52 MPE’s, de diferentes segmentos, utilizando como base o radar de inovação proposto por Bachmann e Destefani (2008), adaptação do radar de Sawhney(2006), com foco nos resultados do grau global de inovação dos anos de 2014 (radar 0) e 2015 (radar1). Com base nos scores de inovação das empresas e dos dados de perfil dos empresários, realizou-se uma regressão logística, para medir a influência que as variáveis sociodemograficas do empresário poderiam ter na inovação da empresa. Por fim, observou-se que diante desta amostra, nenhuma das variáveis sociodemográficas foram significativas no modelo logístico, apesar de uma análise descritiva dos dados aparentar o contrário. Assim, sugere-se estudos com amostras maiores.
Palavras-chave: Micro e Pequenas Empresas. Inovação. Perfil do empresário.
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