Empreendedorismo feminino informal: um estudo na cidade de Guarabira- PB.

Wanessa Gomes Bernardo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Brasil

Raissa de Azevedo Barbosa

Brasil

Wiliane Rolim

Brasil

Resumo

Os benefícios apresentados pelo empreendedorismo atualmente são as transformações que influenciam a vida social e econômica de países e regiões. Através do seu desenvolvimento exponencial e a capacidade de rápido crescimento, as pessoas inovadoras se sobressaem na frente daquelas que não são visionárias. Visto que é um tema abrangente e de grande importância, o empreendedorismo permeia por vários segmentos. Mais precisamente, o presente artigo buscou compreender quais os fatores que fazem com que as empreendedoras da Praça Lima e Moura, em Guarabira- PB, permaneçam na informalidade.  Para que os objetivos deste trabalho fossem alcançados, foi utilizada uma pesquisa exploratória e de campo com essas empreendedoras, por meio de entrevistas gravadas e transcritas. O método utilizado na pesquisa foi o qualitativo. O universo deste estudo compõe as empreendedoras da cidade de Guarabira -PB, e a amostra foi composta por mulheres que trabalham na Praça Lima e Moura. Com a avaliação dos resultados podemos afirmar que a maneira com que os órgãos de incentivo e as políticas públicas distribuem suas informações ainda é ineficaz para consecução de abertura de novos negócios e que o público alvo ao qual as políticas de incentivo e os órgãos de apoio buscam atender para formalização ainda não é totalmente atingido.

Texto completo:

Referências


ANDRADE, M.M. Introdução à metodologia do trabalho científico. 10ª Edição. São Paulo: Atlas S.A., 2010. 158 p.

BARBOSA, F. et al. EMPREENDEDORISMO FEMININO E O ESTILO DE GESTÃO FEMININA: ESTUDO DE CASOS MÚLTIPLOS COM EMPREENDEDORAS NA CIDADE DE ARACAJU – SERGIPE. Revista da Micro e pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 5, n.2, p. 124-141. 2011(Maio/ Ago)

BOSZCZOWSKI, Anna Karina. O empreendedorismo sustentável e o processo empreendedor: em busca de oportunidades de novos negócios como solução para problemas sociais e ambientais. Revista Economia & Gestão – v. 12, n. 29, maio./ago. 2012.

CARVALHO, G. Microcrédito e Empreendedorismo feminino em Recife: uma alternativa para a superação das desigualdades no mundo do trabalho. NORUS Vol. 01 nº 01 janeiro-junho/2013.

CRAMER, L. REPRESENTAÇÕES FEMININAS DA AÇÃO EMPREENDEDORA: UMA ANÁLISE DA TRAJETÓRIA DAS MULHERES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS.

Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas - REGEPE, v.1, n.1, jan/abril de 2012.

DORNELAS, José Carlos Assis. EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO, Rio de Janeiro: Campus, 2008.

FERREIRA, J. EMPREENDEDORAS ESCREVEM A PRÓPRIA HISTÓRIA: ESTUDO REALIZADO A PARTIR DO TESTE DE COMPLEMENTO DE FRASES*.

RGO REVISTA GESTÃO ORGANIZACIONAL | VOL. 6 - EDIÇÃO ESPECIAL - 2014

FRANCO, M. M. S. Empreendedorismo Feminino: Características Empreendedoras das Mulheres na Gestão das Micro e Pequenas Empresas. EGEPE, Goiânia, 24 a 26 de março de 2014.

GERHARDT, T.E.; SILVEIRA, D.T. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: UFRGS, 2009.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas S.A., 2002. 4º Edição.

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil. Relatório Global, 2010. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2014

GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR. Empreendedorismo no Brasil.

Relatório Global, 2012. Disponível em:

GODARTO, R. B. CORCETTI, E. Empreendedorismo Feminino: Estudo das Mulheres Empreendedoras da Cidade De Guarapari-Es. Goiânia, 24 a 26 de março de 2014.

GOMES, J. A. O Retrato do Empreendedor Informal. XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005.

GONSALVES, E.P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001.

GOUVÊA, A. B. C. T.; SILVEIRA, A.; MACHADO. H. P. V Mulheres empreendedoras: compreensões do empreendedorismo e do exercício do papel desempenhado por homens e mulheres em organizações. Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 2, n.2, p. 32-54, 2013.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA ( IBGE). Estatísticas de Empreendedorismo, 2012. Disponível em: < ftp://ftp.ibge.gov.br/Estatisticas_de_Empreendedorismo/2012/empreendedorismo2012.pdf>

MELLO, Cristiane Marques. Do Que Estamos Falando Quando Falamos Empreendedorismo no Brasil? Revista de Administração da UNIMEP, v.8, n.3, Setembro/Dezembro– 2010.

POTRICH, A. C. G.; RUPPENTHAL, J. E. Empreendedorismo na informalidade: um estudo de caso no Shopping Independência de Santa Maria-RS. GEPROS. Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, Ano 8, nº 3, jul-set/2013, p. 145-158.

SAFARTI, Gilberto. Estágios de desenvolvimento econômico e políticas públicas de empreendedorismo e de micro, pequenas e médias empresas

(MPMEs) em perspectiva comparada: os casos do Brasil, do Canadá, do Chile, da Irlanda e da Itália1. Rev. Adm. Pública — Rio de Janeiro 47(1):25-48, jan./fev. 2013.

SILVA, A. et al. UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DOS EMPREENDEDORES INDIVIDUAIS DA CIDADE DE RECIFE QUANTO À ADESÃO A LEI DO MICRO EMPREENDEDOR INDIVIDUAL (LEI MEI - 128/08) Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v.4, n.3, p.121-137, 2010 (set/dez).

SILVEIRA, A. GOUVÊA, A. B. EMPREENDEDORISMO FEMININO: MULHERES GERENTES DE EMPRESAS. FACES R. Adm. • Belo Horizonte • v. 7 • n. 3 • p. 124-138 • jul./set. 2008.

STROBINO, M.R.C; TEIXEIRA, R.M. Empreendedorismo Feminino e o Conflito Trabalho-Família: Estudo de Multicasos no Setor da Construção Civil da Cidade de Curitiba. Rev. Adm., (São Paulo) vol.49, n.1 São Paulo Jan./Mar. 2014.

TEIXEIRA, R.M. Empreendedorismo jovem e a influência da família: A história de vida de uma empreendedora de sucesso. REGE, São Paulo – SP, Brasil, v. 18, n. 1, p. 3-18, jan./mar, 2011.

VIEIRA, Vania Lúcia Leal de Paiva; FERREIRA, Wanyr Romero. A Festa da Jabuticaba e o Empreendedorismo Feminino no Município de Sabará/MG. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia, v.3, n 1, jul-dez, 2013.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v2n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2333

Total de downloads do artigo: 2649