O USO DO CARTÃO DE CRÉDITO PELOS SUPERMERCADOS: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE GUARABIRA – PB

Josenildo Nildo Santos

Brasil

Tatiana Losano de Abreu

Resumo

No presente trabalho foi realizado em estudo de caso sobre as vantagens e desvantagens do uso do cartão de crédito pelos comerciantes da cidade de Guarabira-PB, a partir da experiência de três estabelecimentos comerciais que obtiveram comportamentos diversos sobre o tema. Também estudou-se a importância do cartão de crédito para economia. Do ponto de vista metodológico, foi realizada uma pesquisa teórica/bibliográfica, além da aplicação de entrevistas semiestruturada em três estabelecimentos comerciais da cidade. A partir das entrevistas, observou-se que o fator custos ainda é predominantemente uma desvantagem para a empresa disponibilizar o cartão de crédito como forma de pagamento, principalmente para a venda no atacado. A pressão dos consumidores é essencial para estimular a implementação do cartão de crédito no comércio da cidade. Além disso, constatou-se que o cartão de crédito exerce o papel de facilitador das trocas e influencia a elevação dos preços de mercado.

Texto completo:

Referências


LAGE, B, H, G; MILONE, P, C. Propaganda e economia para todos. São Paulo: Editora SUMMUS, 1994.

Marconi, Marina de Andrade, técnica de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnica de pesquisa e elaboração, analise e interpretação de dados. 7. Ed. -6. Reimpr.- São Paulo: atlas, 2012.

Troster, Roberto Luis, Introdução à economia- São Paulo: Pearson Makron Books,2002.

Sites de pesquisa:

ABECS – Associação Brasileira de Empresas de Cartão de crédito e serviços. Disponível em: < http://www.abecs.org.br/noticia/uso-de-cartoes-cresce-16-no-brasil>. Acesso em 15 de junho e 2015.

ABECS – Associação Brasileira de Empresas de Cartão de crédito e serviços. Disponível em: .

Acesso em 14 de junho de 2015.

CAIXA CRESCER – Cresça com a gente. Disponível em: Acesso em: 31 de março de 2016.

CAIXA CRESCER – Lança máquina de cartão de crédito e débito sem mensalidade. Disponível em: Acesso em 31 de março de 2016.

DC/FINANÇAS - Diário do comércio Finanças. Disponível em: Acesso em 11 de março de 2016.

FINATTO, Lauro. Fatores de resistência a aceitação do cartão visa em estabelecimentos comerciais da cidade de Casca – RS. Porto Alegre – RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2007. Disponível em: Acesso em: 29 de julho de 2015.

FREIRE, Claudemir. Analise da aceitação do cartão de credito e débito como meio de pagamento no varejo de Guaraníaçu/PR. Curso de Especialização em gestão de negócios Financeiros. Porto Alegre Universidade Federal do rio grande do Sul. Escola de Administração. 2011. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/77382/000877925.pdf?sequence=1. Acesso em: 19 de outubro de 2015.

FUZITANI, Eric; SAUAIA, Antonio. Meio eletrônico de pagamento e desempenho no varejo: Estudo comparativo de setores na adoção de um cartão de loja como meio de pagamento. São Paulo: FEA-USP, 2007. P. 3-4. Disponível em: . Acesso em: 25 de julho de 2015.

GUARDIA, Rafaela. A aplicação das vendas a prazo nas micro e pequenas empresas varejistas: criação de um modelo matemático para o cálculo dos custos aplicados ao parcelamento através de operadoras de cartão de crédito. São Sebastião: FATEC 2013. Disponível em: http://www.fatecsaosebastiao.edu.br/downloads/TGs/TG_2013_RafaelDellaGuardia.pdf. Acesso em 12 de agosto de 2015.

LIMA, Raphael. A utilização do Private Label como ferramenta de fidelização: Estudo de caso na Lojas Maia. 2009. 52 fls. Monografia (Curso de Administração) – Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ. João Pessoa, PB, 2009.

MELO, Renato. Diferenciação de preços na venda à vista e na prática por meio de cartão Dolabella Advocacia e Consultoria, 2010. Disponível em:http://www.dolabella.com.br>. Acesso em: 15 de março de 2016.

SOUSA, Rafael; BARAVELLI, Vanessa; HORITA, Ricardo. Venda a prazo através de uma operadora de cartão de crédito. III ENCONTRO CIENTÍFICO E SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO UNISALESIANO. Educação e Pesquisa: a produção do conhecimento e a formação de pesquisadores Lins, 17 – 21 de outubro de 2011. Disponível em: . Acesso em: 14 de março de 2016.

TENDÊNCIA CONSULTORIA INTEGRADA. Análise econômica dos benefícios advindos do uso de cartçoes de crédito débito. Tendência, São Paulo, set. 2011. Disponível em: http://docplayer.com.br/16612519-Analise-economica-dos-beneficios-advindos-do-uso-de-cartoes-de-credito-e-debito-outubro-de-2012.html Acesso em: 17 out. 2016


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v1n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2363

Total de downloads do artigo: 2605