O PERFIL DO USUÁRIO DO COMÉRCIO ELETRÔNICO UM ESTUDO DE CASO NO IFPB-GUARABIRA

Katiana Rodrigues Ferreira

http://lattes.cnpq.br/1061981444728027 Brasil

2012 Graduação em andamento em Gestão Comercial. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, IFPB/Reitoria, Brasil.

Anna Cecília Gomes

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Brasil

Resumo


O comércio eletrônico (CE) vem crescendo significativamente e com o auxilio das novas tecnologias de informação (TI) esse segmento tende a evoluir e mudar a forma de consumo na sociedade. Por seu valor esse tema tem sido pauta de pesquisas entre acadêmicos e profissionais da área. A presente pesquisa que tem como objetivo principal traçar o perfil dos usuários do comércio eletrônico entre os estudantes do curso de Gestão comercial do Instituto Federal da Paraíba, da cidade de Guarabira. Identificar o perfil dos usuários que já utilizaram e não utilizam o comércio eletrônico. Entre possíveis fatores que influênciam o consumidor na utilização do comércio eletrônico aparecem o preço e o frete, em destaque. Em relação aos hábitos de compras foi identificado que produtos de informática e telefonia estão entre os mais consumidos. Identificou-se também que a segurança é um dos pontos que precisam ser melhorados em relação ao comércio eletrônico.

Texto completo:

Referências


ALBERTIN, Alberto Luiz. Comércio eletrônico: modelo, aspectos e contribuições de sua aplicação. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 2004.

AZEVEDO, Marcelo Goberto de. O Tripé do Consumidor Virtual. 2011. Disponível em: . Acesso em: 11 Mar. 2011.

E-BIT, Pesquisa webshoppers Disponível em: http://www.ebit.com.br/webshoppers Acesso em: 01 Jan. 2015

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4º. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GUIA DE ECOMMERCE, Modelos de Ecommerce, Disponível em: http://guiadeecommerce.com.br/modelos-de-ecommerce/ Acesso em: 01 Jan. 2015

IBOPE. Brasil é o terceiro país em número de usuários ativos na Internet , 2013. Disponível em: . Acesso em: 17.Nov. 2014.

KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000

KOTTLER, Philip & KELLER, Kevin. ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING. 14 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2012

LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P. Sistemas de informações gerenciais. 9 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

LIMEIRA, Tania M. V. E-marketing: O marketing na Internet com casos brasileiros. São Paulo: Saraiva, 2003.

MACEDO, Dayana Carla de et al. COMÉRCIO ELETRÔNICO:IDENTIFICAÇÃO DO PERFIL DO E-CONSUMIDOR. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 30., 2010, São Carlos. Anais... . São Carlos: Enegep, 2010. p. 1 - 12. Disponível em: . Acesso em: 15 nov. 2014.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARQUES, Érico Veras. Um Estudo dos Processos de Atendimento ao Consumidor no Comércio Eletrônico de Livros no Varejo Brasileiro. São Paulo: EASPIFGV, 2001, 144 p. (Dissertação de Mestrado apresentada aoCurso de Pós-Graduação da FGVIEAESP, Área de Administração de Sistemas de Informação).

MORAIS, Felipe. Quem são os e-consumidores? 2012. Disponível em: . Acesso em: 25 set. 2012.

NAKAMURA, André Massami. COMÉRCIO ELETRÔNICO RISCOS NAS COMPRAS PELA INTERNET. 2011. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados, Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2011.

SANTOS, Glauber Eduardo de Oliveira. Cálculo amostral: calculadora on-line. Disponível em: . Acesso em: 09/04/2015.

SILVA, Lângesson Lopes da; CRUZ, Cleide Ane Barbosa da. Utilização do comércio eletrônico como elemento facilitador da sociedade. Revista Eletrônica da Faculdade Jose Augusto Vieira, Lagarto- Se, v. 7, n. 5, p.1-14, 28 set. 2012. Anal. Disponível em: . Acesso em: 11 out. 2


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v1n1p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 2500

Total de downloads do artigo: 2183