As vantagens competitivas no ambiente de mercado por meio da aplicação de métodos e ferramentas da inteligência competitiva

Sergio Ribeiro Oliveira

Universidade Guarulhos Brasil

Bacharel em Administração

Antonio Carlos Estender

Universidade Guarulhos Brasil

Mestre em Administração e professor da Universidade Guarulhos

Resumo

O presente trabalho busca gerar conhecimentos para a aplicação prática, visa também solucionar problemas específicos, no caso, como desenvolver vantagem competitiva em um ambiente organizacional onde a informação é o principal ingrediente. Demonstrar a importância da aplicação das ferramentas de inteligência competitiva na análise de mercado para melhor embasamento das ações de planejamento estratégico no ramo metalúrgico. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso, entrevistas, de natureza qualitativa e exploratória, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário destinado aos colaboradores. Os principais resultados demonstram que o objetivo não foi alcançado devido a necessidade de investimentos onerosos que podem fazer parte de um investimento futuro. Para se alcançar um diferencial perante a concorrencia faz-se necessario transformar os pontos fracos em pontos fortes com um investimento em capacitação, treinamento dos colaboradores, criação de mecanismos de comunicação eficaz e trabalhar a melhoria continua dos processos produtivos e das ações e das ações pre definidas. O comprometimento com uma pesquisa detalhada dos concorrentes, aliada atanção no armazenamento, disseminação e controle do fluxo de informação do mercado, ajudam a reforçar a composição dos pontos fortes da organização e que podem ser decisivos no sucesso, fracasso e permanencia no mercado.

Texto completo:

Referências


ASSOCIAÇÃO Brasileira de Inteligência Competitiva – ABRAIC (2005), disponível em

http://www.abraic.org.br. Acessado em 25/04/2016.

BRETZKE, M. Marketing de relacionamento em tempo real com CRM. 1. Ed. São Paulo: 2000,224.

COELHO, E.A. Gestão do conhecimento. 3. Ed. São Paulo: 1999, 306.

COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 349p.

CÔRTES, P. L. Administração de sistemas de informação. 1. Ed. Saraiva, 2008, 503.

DIEHL, A. A. et al, Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas; Métodos e Técnicas, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.

FLORES, J. F. Análisis de dados cualitativos – aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994

FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. RAC, edição especial 2001, p.p. 183-196.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v2n2p%25p

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1706

Total de downloads do artigo: 1526