As vantagens competitivas no ambiente de mercado por meio da aplicação de métodos e ferramentas da inteligência competitiva

Autores

  • Sergio Ribeiro Oliveira Universidade Guarulhos
  • Antonio Carlos Estender Universidade Guarulhos

DOI:

https://doi.org/10.18265/2526-2289v2n2p%25p

Resumo

O presente trabalho busca gerar conhecimentos para a aplicação prática, visa também solucionar problemas específicos, no caso, como desenvolver vantagem competitiva em um ambiente organizacional onde a informação é o principal ingrediente. Demonstrar a importância da aplicação das ferramentas de inteligência competitiva na análise de mercado para melhor embasamento das ações de planejamento estratégico no ramo metalúrgico. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso, entrevistas, de natureza qualitativa e exploratória, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário destinado aos colaboradores. Os principais resultados demonstram que o objetivo não foi alcançado devido a necessidade de investimentos onerosos que podem fazer parte de um investimento futuro. Para se alcançar um diferencial perante a concorrencia faz-se necessario transformar os pontos fracos em pontos fortes com um investimento em capacitação, treinamento dos colaboradores, criação de mecanismos de comunicação eficaz e trabalhar a melhoria continua dos processos produtivos e das ações e das ações pre definidas. O comprometimento com uma pesquisa detalhada dos concorrentes, aliada atanção no armazenamento, disseminação e controle do fluxo de informação do mercado, ajudam a reforçar a composição dos pontos fortes da organização e que podem ser decisivos no sucesso, fracasso e permanencia no mercado.

Biografia do Autor

Sergio Ribeiro Oliveira, Universidade Guarulhos

Bacharel em Administração

Antonio Carlos Estender, Universidade Guarulhos

Mestre em Administração e professor da Universidade Guarulhos

Referências

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Publicado

2017-12-01

Edição

Seção

Estratégia Organizacional