As vantagens competitivas no ambiente de mercado por meio da aplicação de métodos e ferramentas da inteligência competitiva
DOI:
https://doi.org/10.18265/2526-2289v2n2p%25pResumo
O presente trabalho busca gerar conhecimentos para a aplicação prática, visa também solucionar problemas específicos, no caso, como desenvolver vantagem competitiva em um ambiente organizacional onde a informação é o principal ingrediente. Demonstrar a importância da aplicação das ferramentas de inteligência competitiva na análise de mercado para melhor embasamento das ações de planejamento estratégico no ramo metalúrgico. O trabalho foi realizado por meio de estudo de caso, entrevistas, de natureza qualitativa e exploratória, sendo a coleta de dados realizada através de um questionário destinado aos colaboradores. Os principais resultados demonstram que o objetivo não foi alcançado devido a necessidade de investimentos onerosos que podem fazer parte de um investimento futuro. Para se alcançar um diferencial perante a concorrencia faz-se necessario transformar os pontos fracos em pontos fortes com um investimento em capacitação, treinamento dos colaboradores, criação de mecanismos de comunicação eficaz e trabalhar a melhoria continua dos processos produtivos e das ações e das ações pre definidas. O comprometimento com uma pesquisa detalhada dos concorrentes, aliada atanção no armazenamento, disseminação e controle do fluxo de informação do mercado, ajudam a reforçar a composição dos pontos fortes da organização e que podem ser decisivos no sucesso, fracasso e permanencia no mercado.
Referências
ASSOCIAÇÃO Brasileira de Inteligência Competitiva – ABRAIC (2005), disponível em
http://www.abraic.org.br. Acessado em 25/04/2016.
BRETZKE, M. Marketing de relacionamento em tempo real com CRM. 1. Ed. São Paulo: 2000,224.
COELHO, E.A. Gestão do conhecimento. 3. Ed. São Paulo: 1999, 306.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2005. 349p.
CÔRTES, P. L. Administração de sistemas de informação. 1. Ed. Saraiva, 2008, 503.
DIEHL, A. A. et al, Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas; Métodos e Técnicas, São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2004.
FLORES, J. F. Análisis de dados cualitativos – aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994
FLEURY, M. T. L.; FLEURY, A. Construindo o conceito de competência. RAC, edição especial 2001, p.p. 183-196.
FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.