UMA ANÁLISE SOBRE O RISCO PERCEBIDO NA COMPRA ONLINE POR UNIVERSITÁRIOS PARAIBANOS
Resumo
A aceitação às tecnologias e o acesso à Internet têm alterado os processos de compra online. Embora o faturamento do setor e número de adeptos do e-commerce tenha aumentado nos últimos anos, ainda existem barreiras a serem superadas. Uma das barreiras enfrentadas por lojas online são os riscos percebidos pelos consumidores, apresentando-se como um obstáculo para a realização de compras online. Face ao exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os impactos dos riscos percebidos no comportamento de compra online a partir da perspectiva de universitários paraibanos, e verificar os principais métodos utilizados por eles como atenuantes no processo de compra virtual. Trata-se de uma pesquisa de natureza quantitativa e caráter exploratório e descritivo realizada em um Centro Universitário da cidade de João Pessoa-PB, que utilizou um levantamento Survey, com uma amostra de 260 alunos dos cursos do Ubtech Businessda instituição. A análise dos resultados destacou-se em ordem decrescente de relevância: risco de satisfação, risco físico, risco de futura oportunidade perdida, risco de performance ou funcional, risco financeiro, risco psicológico, e risco de tempo. Desse modo, pretende-se que os resultados desse trabalho sirvam de parâmetro para as empresas que atuam ou desejam atuar no comércio eletrônico, possibilitando, de tal modo, uma análise de suas estratégias de posicionamento de mercado e a oferta de melhores experiências nas compras online.
Palavras-chave: Atenuantes; Comportamento do consumidor; Risco percebido.
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