Estudantes do Campus Picuí são campeões em Robótica na Expotec 2017

José Torres Coura Neto

Fernando Costa Fernandes Gomes

Alefe da Cunha Farias de Barros

Francicláudio Dantas da Silva

Igor Oliveira da Silva

Marcelo Alves de Oliveira

Álvaro Getúlio Lima Medeiros

Gilvan Henrique Dantas

Danubio Leonardo Bernardino de Oliveira

Resumo

Este trabalho é um relato e uma reflexão acerca dos Cursos de Introdução à Robótica e Introdução à Impressão 3D realizados no IFPB Campus Picuí para as comunidades acadêmicas e externa com o objetivo de discutir novos processos de ensino-aprendizagem e novas tecnologias como forma de contribuir para a melhoria das escolas públicas e para o desenvolvimento regional. Para tanto, são abordados os tópicos de laboratórios de fabricação digital, metodologias ativas e plataformas de desenvolvimento de baixo custo, como a placa eletrônica Arduino. 

Palavras-chave


Robótica. Laboratório. Metodologia ativa. Escolas Públicas


Texto completo:

Referências


Eychenne, Fabien. FAB LAB: A vanguarda da nova revolução industrial. Associaa AO Fab Lab Bras, 2013.

Christensen, C. R., Garvin, D. A., and Sweet, A. (1991). Education for Judgment: The Artist of Discussion Leadership. Harvard Business School Press.


O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1651

Total de downloads do artigo: 530