INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO SEDENTARISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Gabriel Ferreira Bandeira

IFPB Campus Sousa Brasil

Anderson Melo Urtiga

IFPB Campus Sousa

João Vitor Dantas Onias

IFPB Campus Sousa

Wannubya Caroline de Almeida Nobre Ramalho

IFPB Campus Sousa

Resumo

A tecnologia ampliou os horizontes para o entretenimento e comunicação, passando a ter enorme influência na população do século XXI, principalmente crianças e adolescentes. As redes sociais possuem grande relação com um dos maiores problemas dos últimos anos, o sedentarismo, caracterizado pela falta de atividade física regular e prolongada, como passar longos períodos sentados, seja assistindo TV, jogando videogames, usando dispositivos eletrônicos ou navegando na internet. O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência das mídias digitais no comportamento sedentário de adolescentes. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, de caráter descritivo e qualitativo. Utilizando como base de dados o Google Acadêmico e uma combinação de palavras-chave, foi realizada uma síntese dos principais estudos de intervenção na temática em questão para posterior análise. A partir dos termos de busca foram encontrados 314 estudos, destes, 33 estavam relacionados a temática e foram selecionados para leitura na íntegra. Após análise, apenas 9 trabalhos atenderam aos critérios de inclusão e foram incluídos nos resultados. Foi possível constatar que é crescente uso excessivo das mídias digitais por crianças e adolescentes no Brasil, tendo como consequência hábitos sedentários, além de outros entraves, como problemas psicossociais e doenças. Conclui-se que as mídias digitais influenciam no comportamento sedentário do público analisado e que é fundamental a participação destes em atividades físicas que proporcionem estilo de vida saudável.

Texto completo:

Referências


ABBES, P. T. et al. Sedentarismo e variáveis clínico-metabólicas associadas à obesidade em adolescentes. Revista de Nutrição, v. 24, n. 4, p. 529-538, 2011.

AKOBENG, A. K. Principles of evidence based medicine. Evidence based child health. BMJ Journals, v. 90, p. 837–840, 2005.

ALMEIDA, J. G. M. Prática de atividade física, comportamento sedentário e hábitos de jogos eletrônicos de adolescentes pós pandemia da COVID-19. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

CARR, N. A geração superficial: o que a internet está fazendo com os nossos cérebros. Rio de Janeiro: Agir, 2011. p. 73.

CARVALHO, E. L. L. et al. Influência das redes sociais no comportamento humano. In: XVI CIC-CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS DE OURINHOS, 2017, Ourinhos. Anais. Ourinhos: Faculdades Integradas de Ourinhos, 2017.

CASTANHO, M. I. S.; ZORZIM, T. J. I. Internet, cultura do consumo e subjetividade de jovens. Pesquisas e Práticas Psicossociais, v. 12, n. 1, p. 36-53, 2017.

CASTELLS, M. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Tradução Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 271 p.

CHRISTOFOLETTI, A. E. M. Características de aplicativos de smartphones para a redução do comportamento sedentário de adolescentes no tempo livre. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2018.

COSTA, R. M. O impacto da tecnologia nas brincadeiras de crianças do ensino fundamental. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2019.

DIAS, L. C. S. et al. Influência do uso do telefone celular no índice de massa corporal em crianças e adolescentes. Revista FAG Saúde, v.1, n.1, p. 15-26, 2023.

KING, A. L. S.; NARDI, A. E.; CARDOSO, A. A nomofobia dependência do computador, internet, redes sociais? Dependência do telefone celular? O impacto das novas tecnologias no cotidiano dos indivíduos aspectos: clínico cognitivo-comportamental, social e ambiental. São Paulo: Editora Atheneu, 2014. 327 p.

LOURENÇO, C. L. M. Fatores associados ao comportamento sedentário em adolescentes: uma análise do estudo de 'Avaliação de Comportamentos em Saúde e Estilo de Vida dos Adolescentes em Uberaba - ACtVU'. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2016.

OLIVEIRA, K. I. M. et al. Tempo de uso de smartphones por estudantes do ensino médio. Revista Ponto de Vista, v. 2, n. 9, p. 1-14. 2020.

OEHLSCHLAEGER, M. H. K. et al. Prevalência e fatores associados ao sedentarismo em adolescentes de área urbana. Revista de Saúde Pública, v. 38, n. 2, p. 157–163, 2004.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Diretrizes da OMS para atividade física e comportamento sedentário. Genebra: OMS, 2020.

PICHINI, Gabriel Soares. Nível de atividade física e tempo de tela de adolescentes da rede pública de ensino. 2019. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.

SILVA, A. As vantagens das novas tecnologias no combate ao sedentarismo à inatividade física. 2020. 63 f. Dissertação (Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação) - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa, 2020.

SILVA, E. J. P. da et al. Avaliação do nível de sedentarismo dos estudantes da EREM Herculano Bandeira. Paudalho. Research, Society and Development, v. 11, n. 11, p. e27111133228, 2022.

SILVA, L. T. G.; SILVA, T. O. Os impactos sociais, cognitivos e afetivos sobre a geração de adolescentes conectados às tecnologias digitais. Revista Psicopedagogia, v. 34, n. 103, p. 87-97, 2017.

VASCONCELOS, A. K. Atividade física, comportamentos sedentários e saúde mental em jovens universitários durante o período de confinamento na pandemia do Covid-19. 2020. 51 f. Dissertação (Mestre em Ciências da Educação Física e Desporto – Especialização em Exercício Físico e Saúde) - Universidade da Maia, Maia, 2021.

VITORINO, R. Dia Mundial de Combate ao Sedentarismo: a importância de ter uma rotina de atividades físicas. UNINASSAU. 2023. Disponível em: https://www.uninassau.edu.br/noticias/dia-mundial-de-combate-ao-sedentarismo-importancia-de-ter-uma-rotina-de-atividades-fisicas. Acesso em: 21 jun. 2023.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i4.8010

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 878

Total de downloads do artigo: 523