INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS DIGITAIS NO SEDENTARISMO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Gabriel Ferreira Bandeira

IFPB Campus Sousa Brasil

Anderson Melo Urtiga

IFPB Campus Sousa

João Vitor Dantas Onias

IFPB Campus Sousa

Wannubya Caroline de Almeida Nobre Ramalho

IFPB Campus Sousa

Resumo

A tecnologia ampliou os horizontes para o entretenimento e comunicação, passando a ter enorme influência na população do século XXI, principalmente crianças e adolescentes. As redes sociais possuem grande relação com um dos maiores problemas dos últimos anos, o sedentarismo, caracterizado pela falta de atividade física regular e prolongada, como passar longos períodos sentados, seja assistindo TV, jogando videogames, usando dispositivos eletrônicos ou navegando na internet. O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência das mídias digitais no comportamento sedentário de adolescentes. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura, de caráter descritivo e qualitativo. Utilizando como base de dados o Google Acadêmico e uma combinação de palavras-chave, foi realizada uma síntese dos principais estudos de intervenção na temática em questão para posterior análise. A partir dos termos de busca foram encontrados 314 estudos, destes, 33 estavam relacionados a temática e foram selecionados para leitura na íntegra. Após análise, apenas 9 trabalhos atenderam aos critérios de inclusão e foram incluídos nos resultados. Foi possível constatar que é crescente uso excessivo das mídias digitais por crianças e adolescentes no Brasil, tendo como consequência hábitos sedentários, além de outros entraves, como problemas psicossociais e doenças. Conclui-se que as mídias digitais influenciam no comportamento sedentário do público analisado e que é fundamental a participação destes em atividades físicas que proporcionem estilo de vida saudável.

Texto completo:

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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i4.8010

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