EntomoFeminine: empoderamento de mulheres na área de pesquisa de entomofauna.

Marília Gabriela dos S Melo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Picuí Brasil

Graduanda em Tecnologia em Agroecologia, pelo IFPB- Campus Picuí, iniciante na área de pesquisa em entomologia.

Geovana Araújo da Silva

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Picuí Brasil

Graduanda no curso superior de Tecnologia em Agroecologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Picuí.

Luciano Pacelli Medeiros de Macedo

Doutor em Entomologia pela Universidade de São Paulo em 2015 Brasil

Resumo

Introdução

O projeto foi idealizado pensando na falta de contato de mulheres do Ensino Médio com o espaço de pesquisa, juntamente à região em que estamos inseridos (a Caatinga) onde se dispõe de um número considerável de insetos, é importante que as meninas conheçam a entomofauna, a qual está disponível para estudos. Inspirado no Projeto Entomominas, fundado e elaborado por pesquisadoras e alunas do Departamento de Biologia da Universidade de São Paulo (USP) Campus de Ribeirão Preto, tendo o objetivo de incentivar o empoderamento científico feminino de jovens alunos de escolas públicas do município. Além disso, motivado pelos ODS’s 4 e 5-que visam Educação de qualidade e Igualdade de Gênero.

Materiais e Metodos

O projeto é voltado ao público feminino de comunidades vulneráveis, com parceria em escolas públicas de ensino médio do município de Nova Floresta-Paraíba; usando como ferramenta base os ODS’s: ODS 4-trata-se de garantir que todos os jovens concluam a educação básica, e todo o processo de educação formal, prevalecer o desenvolvimento das potencialidades dos indivíduos, desde a primeira infância, garantindo a formação técnica (ou superior) e a alfabetização de jovens e adultos; ODS 5-trata de ofertar o empoderamento de meninas e mulheres, pedindo o fim da discriminação e da violência contra as mulheres, usando como estratégia o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação

Assim, verifica-se o desenvolvimento da capacidade de posicionamento diante a questões, por meio do exame crítico apoiado em conhecimentos científicos, caracterizando o início do processo de Alfabetização Científica (Sasseron, 2015).

Resultado e Discussões
Com a pesquisa ainda em andamento, os resultados esperados são cada vez mais mulheres adentrando no ambiente científico, adquirindo empoderamento e se apropriando de conhecimento sobre a entomofauna disponível no Curimataú Paraibano.

Conclusão

Mostrando que o lugar da mulher é onde ela quiser estar, seja em campo ou em laboratórios, o importante é que conheçam todos os lugares para que possam escolher.

Texto completo:

Referências


Estratégias ODS, (ODS 4; ODS 5). Disponível em: https://www.estrategiaods.org.br/conheca-os-ods/

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre Ciências da Natureza e escola. Ensaio Pesquisa e Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 17, p. 49-67. doi: http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Nascimento L. A. et.,al Entonominas: um projeto de extensão promovendo o empoderamento científico feminino (Ribeirão Preto-SP). Entomominas_Congresso-Cultura-e-Extensao-USP-2 (1).pdf


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7293

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 164

Total de downloads do artigo: 141