RECURSOS HÍDRICOS: ANÁLISE DO AÇUDE PÚBLICO DE CRUZETA/RN E AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS EMERGENTES AO REDOR DO RESERVATÓRIO.

Agenor Gomes Filho

INSTITUTO FEDERAL DE ECUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA Brasil

Formado em Agroecologia , pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com experiência nas Ciências Agrárias e Agroecologia. Atuou no núcleo de estudos em Agroecologia - NEA, e foi membro do Projeto de extensão SABORES DA CAATING e também membro do NIACR ( Núcleo Interdisciplinar de apoio as comunidades Rurais). Atuei como Coordenador do (DCE IFPB Picuí)- Diretório Central dos Estudantes, e fui Vice-Presidente do Centro Acadêmico de Agroecologia do IFPB. Neste período também estive como membro do Conselho Superior do IFPB - CONSUPER. Durante os 4 (quatro) anos, estive a frente como parte dos organizadores do Seminário de Agroecologia, Movimento, Cultura e Diversidade- SEAGRO IFPB, e da Feira de Ciência e Tecnologia do IFPB. Atuando em pesquisa nas áreas: Modelagem Hidrológica, Zoneamento Ambiental , Educação Ambiental e conservação de água e solo.

 

Jayne Karla de Medeiros santos Medeiros Karla

INSTITUTO FEDERAL DE ECUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA Brasil

Graduada em Agroecologia, tem experiência na área de Ciências Ambientais, com ênfase em Agroecologia. Participou efetivamente como voluntária dos projetos de extensão vinculados ao Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Comunidades Rurais - NIACR do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Picuí, executando suas atividades no período de maio de 2018 a julho de 2022 no projeto Biblioteca Comunitária Canto do Picuhy, Produção de mudas de moringa oleífera e CONSULTAGRO. Possui experiência e conhecimento nas áreas citadas a seguir: Extensão Rural - assistência técnica em contexto pandêmico, facilidade de diálogo com os agricultores, práticas de conservação ambiental no meio rural e empreendedorismo, produção de mudas, oficinas e palestras de educação ambiental, agroecologia. Trabalhos sociais voltados para construção de hortas escolares com crianças e adolescentes, com pessoas com transtornos psicólogos. 

Maria Alaíne Cunha Lima Cunha Alaíne

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Brasil

Graduada em Agroecologia pelo Instituto Federal da Paraíba/IFPB, campus Picuí (2018). Mestre em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB, campus Areia (2021), com ênfase em ecologia e recuperação de ecossistemas. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), área de concentração em Agricultura Tropical, com atuação na linha de pesquisa ecologia, manejo e conservação de recursos

Manuela da Silva Morais Morais Silva

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA Brasil

Graduada em Agroecologia-IFPB ( pesquisa com leguminosa,estimulante de crescimento,o biofertilizante suíno,alem de inoculação com bradirizobium,e água salina) Técnica em Ovinocultura-IFPB Especialista em Gestão dos Recursos Ambientais do Semiárido-IFPB (experimentei agua de reuso para a irrigação de forragem,avaliando as alterações físicas e químicas do solo) Tecnolanda em Agropecuária-Subsequente-CAVN Mestranda em Ciências Agrarias-Agroecologia-UFPB

Jeane Medeiros Martins de Araújo Martins Medeiros

INSTITUTO FEDERAL DE ECUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

Coordenadora da Pós-Graduação do IFPB - Campus Picuí. Doutora pela Universidade Politécnica De Valencia - Espanha, com formação em Engenharia Agronômica . Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semiárido. Professora do curso superior de Tecnologia em Agroecologia do IFPB, com experiência em fruticultura irrigada, cultivo de oleaginosas e agroenergia. Membro fundador e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Apoio às Comunidades Rurais - NIACR

Resumo

A cidade de Cruzeta está inserida na microrregião do Seridó ocidental. O açude público de Cruzeta é o principal reservatório de água que abastece a zona urbana e parte da zona rural. Diante deste contexto, o açude está sofrendo com as atividades emergente ao seu redor. Proveniente da excessiva ação do homem na interrupção dos processos naturais e hidrologicos. Neste contexto, os afluentes e sub-bacias que são direcionadas ao açude Cruzeta, está sofrendo degradação no seu ecossistema aquático, consequência do manejo de resíduos químicos usados nas plantações próximas ao açude, que acaba escorrendo para o reservatório. Relacionando assim, problemas ambientais, como também na saúde pública do município. Portanto, diante desta problemática, o açude de Cruzeta está suscetível degradação mais rápida do seu volume, como também do ecossistema aquáticos dos afluentes e sub-bacias.

Texto completo:

Referências


MEDEIROS, G.C.S. de. Metodologia de avaliação da seca hidrológica sob a perspectiva da demanda hídrica. Natal, 2016.

PONTES et al. SEGURANÇA HÍDRICA NO SEMIÁRIDO BRASILEIRO: ESTUDO DE CASO NO VALE. [s.l: s.n.]. 2013. Disponível em: .


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7280

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 183

Total de downloads do artigo: 193