DESCRIÇÃO E TESTAGEM DE VARIEDADES DE SEMENTES CRIOULAS E SEUS METODOS DE CULTIVO NO MUNICIPIO DE PICUÍ-PB

Anderson Araujo

Instituto federal de educação, ciência e tecnologia da Paraíba Brasil

Resumo

É possível perceber que nos últimos anos a perda da biodiversidade tem se elevado em todo o mundo, atingindo níveis alarmantes em todos os ecossistemas provocando assim a extinção ou diminuição drástica da população de várias espécies animais e vegetais. Esse cenário de desequilíbrio ambiental se deve em sua maioria a ação antrópica do homem, que explora os bens naturais indiscriminadamente e sem responsabilidade com as gerações futuras visando na maioria das vezes o lucro acima de qualquer outro fator, ecossistemas inteiros vem perdendo sua riqueza genética principalmente espécies de plantas propícias para a agricultura. No semiárido brasileiro, as condições agroambientais não são favoráveis a grandes áreas agricultáveis passíveis de irrigação. Aliado a este fator, temos como agravantes as secas, a pobreza, a perda de qualidade dos solos, a prática do monocultivo e, mais recentemente, as plantas transgênicas que colocam em risco a autonomia dos agricultores em relação a cultura passada de geração em geração, de armazenar, plantar e distribuir suas sementes. Assim, o objetivo do presente trabalho foi identificar, coletar amostras e realizar o teste de transgenia em sementes de milho de agricultores familiares do município de Picuí e descrever os métodos e práticas de cultivo utilizadas por estes produtores rurais em sementes crioulas. A descrição das sementes crioulas foi feita via fotografias, descrição oral, entrevista semiestruturada e pesquisa bibliográfica, a fim de levantar informações sobre a forma de condução do plantio, resistência a seca, hábitos de crescimento, meios de aquisição de novas sementes, conservação das espécies e período ideal para o plantio. Após a realização das entrevistas e realização dos testes de transgenia, concluiu-se que são necessárias, de forma urgente, políticas públicas adequadas aos agricultores familiares do semiárido para a conservação das suas sementes, tendo em vista a necessidade de convivência com a seca e o avanço da contaminação do milho crioulo por proteínas transgênicas.

Texto completo:

Referências


FRANCISCO, P. R. M.; PEREIRA, F. C.; MEDEIROS, R. M. de; SÁ, T. F. F. de. Zoneamento de risco

climático e aptidão de cultivo para o município de Picuí – PB. Revista Brasileira de Geografia Física, v. 5, n. 4, p.1043-1055, 2011.

GASKEL, G. Entrevista individuais e grupais. In: Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um

manual prático. BAUER, M. W.; GASKELL, G. eds.2ª. ed. Petr6polis, RJ: Vozes, 2002, p. 64-89, 516 p.

ALMEIDA, P & FREIRE, A. G. Sementes que frutificam: duas histórias de paixão pelas sementes.

Agriculturas, v. 1, n. 1, p. 28-31, 2004.

VOGT, S. P. C.; PANDOLFO, M. C., BALLIVIÁN, J. M. P., SOUZA, J. C. D. DE. Estratégias para o resgate e conservação de variedades de milho crioulo e nativo: a experiência dos Guardiões da Agrobiodiversidade de Tenente Portela, RS. Agroecologia e Desenv. Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 5, n. 1, p. 48-54, 2012.

ALBUQUERQUE, T. S.; SILVA, E. D. DA; ANTUNES, I. F. Monitoramento do Avanço da Contaminação dos Transgênicos no Território da Borborema estado da Paraíba. Cadernos de Agroecologia – ISSN 2236-7934 - Anais do 1º Congresso Online Internacional de Sementes Crioulas e Agrobiodiversidade - Dourados, Mato Grosso do Sul- v. 15, nº. 4, 2020. FIDELIS, L. Agricultura tradicional e a agroecologia: o agroecossistema do quilombo João Surá sob

a ótica da sustentabilidade. Cadernos ceru,, v. 22, n. 1, 2011.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7279

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 222

Total de downloads do artigo: 159