ANÁLISE DE PARADIDÁTICOS COM A TEMÁTICA DOS SOLOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Fabrício Batista de Sousa Batista Batista

UEPB Brasil

Mestre pelo programa de Pós-graduação em Literatura e Interculturalidade pela da Universidade Estadual da Paraíba UEPB, com linha de pesquisa em Literatura, Memória e Estudos culturais e graduado em Letras - Português/ Francês pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) Atualmente exerce o cargo de professor na Escola Municipal Nossa Senhora dos Milagres no município de São João do Cariri-PB.

Thiago Costa Ferreira Costa Costa

UEPB Brasil

Resumo

Para a realização da proposta de ensino em ciências, para alunos do ensino fundamental, pode ser realizada por meio da integração de conhecimentos integradores que visam recategorizar e assim ligar os conhecimentos no âmbito educacional. Haja vista a real e inerente complexidade do sistema encontrado em nosso sistema de ensino, uma vez que muitas vezes o ensino tem como única finalidade o plano da funcionalidade. Sendo assim, mediante esses fatos descritos, dentro do escopo paradidático, existe em educação ambiental, a importância da exposição de conhecimentos educacionais sobre os solos. Neste sentido, ligando todas as informações destas perspectivas referidas, este manuscrito tem como objetivo analisar livros paradidáticos para a educação infantil com a temática dos solos em sua conjuntura. O corpus da nossa pesquisa são os paradidáticos: “A casa da vida: Eu sou um solo vivo”, de Capeche, Stuchi e Pagliacci (2021); “Minhoca Milu: A natureza está onde você pisa”, de Conceição e Oliveira (2021); “O solo está vivo”,de Vanz et al. (2021). Com isso, nosso trabalho contribui de forma efetiva para o processo de visibilidade da temática ambiental sobre o reconhecimento do solo, sobretudo na importância de seus espaços no ambiente escolar, como também traz um aporte bibliográfico para docentes que não conheciam as obras selecionadas.

 

Texto completo:

Referências


REFERÊNCIAS

BAKHTIN M (Volochinov). Estética da criação verbal. Trad. Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes; 1997.

CAPECHE, Claudio Lucas. STUCHI Capeche; FRANCO, Claudio Lucas; PAGLIACCI, Julia Milena Pessoa. A casa da vida: eu sou um solo vivo /, – Brasília, DF : Embrapa, 2021.

CONCEIÇÃO, Fabiana da 1.ed. Minhoca Milu: a natureza está onde você pisa! [livro eletrônico] / Fabiana da Conceição, Rosália Sanábio de Oliveira. – 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021.

VANZ, A.; DA SILVA, E.B.; WILDNER, L. DO P.; PASSOS, J. DE S.; LANZNASTER, L.C.; CARDOSO, L.P. DE M.; HAVERROTH, C. O solo está vivo. Florianópolis, SC: Epagri, 2021.

SANTOS, J.V. Observar, conhecer e integrar. Passos para uma ecologia da vida. IHU ONLINE, 2016. Disponível em e acesso em 31.08.22

FREITAS, Araci; MASCARENHAS, Suely Aparecida. Uma revisão bibliográfica sobre livros paradidáticos para o conhecimento científico no ensino Fundamental I. Concilium, v. 22, 2022.

SALOMÃO, Vera; RIBON, Adriana; SOUZA, Ivanilda. O ensino de solos na educação básica: estudo de caso de duas escolas da rede privada no município de Palmeiras de Goiás-GO. Enciclopédia Biosfera, v. 17, n. 34, 2020.

CAPORAL, Francisco Roberto. Transição Agroecológica e o papel da Extensão Rural. Extensão Rural, Santa Maria, v. 27, n. 3, p. 7-19, 2020.

KNABBEN, Virgínia Mendonça. A importância do conhecimento e do manejo biológico do solo tropical para a agroecologia sob a perspectiva de Ana Maria Primavesi. AMBIENTES: Revista de Geografia e Ecologia Política, v. 2, n. 2, p. 190-190, 2020.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v7i1.7273

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 219

Total de downloads do artigo: 184