GÊNERO E QUESTÕES ÉTNICAS EM SORTES DE VILLAMOR: UMA PROPOSTA DE APLICAÇÃO DO MÉTODO RECEPCIONAL

Carla Gonzaga Ramos

IFPB Brasil

Resumo

Sabe-se que o livro didático do modo como é estruturado atualmente ainda fragmenta a leitura da obra literária e a utiliza como pretexto para o ensino da gramática. O presente trabalho tem como objetivo primordial apresentar uma proposta de método de leitura de Sortes de Villamor, de Nilma Lacerda (2010) pensado para o público-alvo do 9º ano do ensino fundamental tendo como proposta de abordagem o Método Recepcional. O principal objetivo do trabalho é o desenvolvimento de uma prática de ensino de literatura que contemple a sua função humanizadora (CANDIDO, 2004), numa tentativa de minimizar os efeitos da escolarização da literatura (SOARES, 1999) com uma proposta que contemple a complexidade da obra literária e construa leitores críticos. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual realizou-se um recorte teórico específico do método idealizado por Hans Robert Jauss (apud AGUIAR; BORDINI, 1988), o qual inaugurou convenções estético-ideológicas que ampliaram o leque de possibilidades sobre a produção/recepção de um texto. Os resultados esperados com a execução do projeto é de mostrar direcionamentos para uma prática de leitura que possibilite a reflexão mútua do professor e do aluno tanto sobre os conhecimentos construídos no percurso, quanto acerca dos percursos pelos quais o processo pedagógico ocorreu. Pôde-se concluir que método utilizado nessa proposta reflete um grande interesse em considerar o ponto de vista do leitor em relação ao texto literário, que preza também pelo despertar da sensibilidade deste leitor em todas as “etapas” do método gerada pela constante interlocução entre a obra apresentada e outras vias artísticas, entre as vivências anteriores, entre o que é compartilhado socialmente no grupo em que está inserido, entre os diferentes contextos. Fica evidente a atitude participativa e, portanto, ativa do aluno, sendo este entendido como sujeito social ao qual é dado voz para problematização, reflexão e reconstrução contínua dos sentidos imbuídos nas obras literárias. Portanto, o trabalho mostra-se relevante por possibilitar a aplicação do referido método de abordagem do texto literário com outras obras e em diferentes níveis de ensino.

Palavras-chave: Método Recepcional, Literatura, Ensino.

Texto completo:

Referências


AGUIAR, Vera de Teixeira; BORDINI, Maria da Glória. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, 2018

CANDIDO, A. O direito à literatura. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004

CRUZ, Juliana Leopoldino de Souza. A Perspectiva da Morte na obra Infantojuvenil de Nilma Gonçalves Lacerda. 223 f. Tese (Doutorado em Letras). Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2019.

DOMINGUES, Cecilia Barchi; FERREIRA, Eliane Aparecida Galvão Ribeiro. A construção da identidade em Sortes de Villamor, de Nilma Lacerda. Olho d'água, v. 11, n. 2, 2020.

ECO, Umberto. Sobre algumas funções da literatura. In: Sobre a literatura. Rio de Janeiro: Record, 2003

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. Vol 22. Cortez editora, 2017.

GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. Editora Ática, 2004

LACERDA, N. Sortes de Villamor. São Paulo: Scipione, 2010.

SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: Evangelista, A. et al.(org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

SPICIONE apud CÂMARA, Aline. Sortes – release da editora. [s.d] In: Sortes de Villamor [resenha e sugestões de atividades]. Disponível em: https://www.naauladeportugues.com.br/post/sortes-de-villamor-resenha. Acesso em: 27 set. 2021.

ZILBERMAN, Regina. A universidade brasileira e o ensino das literaturas de língua portuguesa. In BORDINI, Maria da Glória; REMÉDIOS, Maria Luiza e ZILBERMAN, Regina. Crítica do tempo presente. Porto Alegre: IEL, 2005

___________________. Recepção e leitura no horizonte da literatura. Alea: estudos neolatinos, v. 10, p. 85-97, 2008.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v6i2.6515

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 415

Total de downloads do artigo: 265