PRODUÇÃO DE ADUBO ORGÂNICO: BENEFICÍOS PARA O MEIO AMBIENTE E AGRICULTURA FAMILIAR NO SERTÃO DE ALAGOAS

Raquel Oliveira Alves

Universidade Federal de Alagoas Brasil

Michele Bezerra Dias

Universidade Federal de Alagoas (UFAL) Brasil

Graduanda em licenciatura de geografia na Universidade Federal de Alagoas.

Cosme Damião dos Santos

Universidade Federal de Alagoas(UFAL) Brasil

 Graduando em licenciatura de geografia na Universidade Federal de Alagoas.

Manoel Iago dos Santos da Silva

Universidade Federal de Alagoas(UFAL) Brasil

Graduando em licenciatura de geografia na Universidade Federal de Alagoas.

Wenes Bergui Timóteo Silva

Universidade Federal de Alagoas(UFAL) Brasil

Graduando em licenciatura de geografia na Universidade Federal de Alagoas.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo dialogar sobre os beneficios da produção de adubos orgânicos para o meio ambiente e para agricultura familiar com ênfase no sertão alagoano. O estudo acerca do tema proposto possui vasta significância, pois, diversos agricultores, bem como, a maioria da população que residem na região sertaneja desconhecem técnicas que visam à produção de fertilizantes naturais e de baixo custo, nessa perspectiva, o compartilhamento dessas informações viabilizará o reaproveitamento de alimentos que possivelmente seriam descartados como lixo. A pesquisa foi realizada a partir de leituras bibliográficas sobre a temática, posteriormente, realizamos a prática de elaboração do adubo orgânico, utilizando apenas restos de cascas de vegetais, frutas e ovos. Dessa forma, foi possivel notar a partir dessa experiência que é possivel elaborar adubos caseiros de qualidade, desde que seja realizado o manejo adequado, e que esse recurso é uma solução eficiente para o meio ambiente e para a agricultura familiar.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i3.5971

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 565

Total de downloads do artigo: 970