A ROBÓTICA NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA CIDADE DE SÃO BENTO – PB

Vladimir Ferreira Lúcio da Silva

Universidade Cruzeiro do Sul Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO: A inclusão digital tem avançado em ritmo acelerado. Instituições que antes não possuíam sequer uma sala voltada para o ensino de informática, hoje oferecem aulas de programação para estudantes de ensino fundamental e médio. Esta inclusão tem se tornado cada dia mais necessária na presente Era da Informação, na qual jovens usam em seu cotidiano smartphones, laptops, entre outras ferramentas para comunicação e absorção de conhecimento. Uma medida que tem sido adotada em várias instituições é o ensino de Robótica. Porém, há municípios que ainda não se adaptaram totalmente a esta nova disciplina. Este é o caso de São Bento – PB. OBJETIVO: Este trabalho tem como objetivo mostrar a situação do município de São Bento quanto ao ensino de Robótica, apresentando fatos históricos, além das medidas que têm sido tomadas recentemente para que esta disciplina se torne mais difundida na cidade, e futuramente alcance toda a rede pública de ensino da mesma. METODOLOGIA: Para a realização deste trabalho foram realizadas pesquisas em sites de notícias da cidade de São Bento referentes ao ensino de Robótica tanto na rede estadual quanto na rede municipal de ensino. Além disso, foram extraídas informações publicadas no Diário Oficial da União pela Prefeitura Municipal de São Bento. RESULTADOS: Em 2014 os alunos da escola estadual João Silveira Guimarães participaram da etapa regional da Olímpiada de Robótica, em João Pessoa – PB. No dia 2 de dezembro de 2020, foi publicado no Diário Oficial da União, edição n° 230, página 252, o Extrato de Contrato da Prefeitura Municipal de São Bento com a empresa Positivo para a implementação do programa Inventura no Ensino Fundamental em São Bento – PB. O programa consiste em transmitir para as crianças noções de programação, utilizando também um kit de hardware BBC micro:bit. Esta ferramenta foi elaborada na Inglaterra e possui uma variedade de sensores integrados como termômetro, acelerômetro e luxímetro, e é bastante simples de operar. CONCLUSÕES: O ensino de Robótica na rede municipal de ensino de São Bento – PB ainda está em fase inicial. A expectativa é que em breve os alunos de ensino fundamental tenham seu primeiro contato com a programação para que, consequentemente, possam operar seus primeiros dispositivos de hardware. Com esta implementação do programa Inventura e utilização do kit de hardware BBC micro:bit, a expectativa é que esta disciplina seja difundida em todas as escolas do município e que a programação de robôs futuramente se torne algo rotineiro na vida dos alunos.

Texto completo:

Referências


Aberta inscrição para etapa regional da Olimpíada de Robótica, na Paraíba. G1 PB, 2014. Disponível em: . Acesso em 02 de Dezembro de 2020.

BRASIL. Prefeitura Municipal de São Bento: Extrato de Contrato. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 dez. 2020. Seção 3, p. 252.

Conheça o BBC micro:bit. Disponível em: . Acesso em 02 de Dezembro de 2020.

Inventura: A Aventura de Inventar. Disponível em: . Acesso em 02 de Dezembro de 2020.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i1.5124

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 588

Total de downloads do artigo: 411