INTERVENÇÕES COM OS CONTEÚDOS PRÁTICOS DE PSICOMOTRICIDADE COM ESCOLARES DO NÍVEL II E III DO ENSINO INFANTIL NO SERTÃO PARAIBANO

Bruno Benevides Ferreira

Resumo

Introdução: O relato de experiência possibilitou vivências de atividades pouco ou nunca trabalhadas com os alunos do ensino infantil, nesse caso, foram realizadas com as turmas atividades psicomotoras. O relato se deu através da necessidade de aulas de Educação Física em turmas do nível II e III do ensino infantil. Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo vivenciar por meio de intervenções os conteúdos práticos de psicomotricidade com escolares do II e III nível do ensino infantil. Metodologia: As intervenções ocorreram na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental do Núcleo II, localizada na zona rural da cidade de Sousa no sertão paraibano, as atividades foram desenvolvidas durante duas visitas semanais nos dias 17 de maio de 2019 e 16 de junho de 2019, o que resultou na aplicação de quatro aulas, sendo vivenciados os conteúdos de esquema corporal, brinquedo cantado e jogos educativos. As intervenções foram realizadas nas instalações da escola fora da sala de aula, porém, eram inadequadas, visto que a escola não tem um local ideal para a prática de aula de educação física.  Resultados: As aulas aplicadas estavam obedecendo ao nível da faixa etária dos alunos, os quais realizaram as atividades de forma ativa e integradas da mesma forma que os conteúdos também desenvolveram aspectos poucos exploradas. Conclusão: Podemos concluir que aulas com atividades lúdicas são importantes, fazendo com que o aluno se interesse pelos conteúdos didáticos, caminhando por meio da curiosidade do aprender. Entendemos que os jogos e as brincadeiras servem como importante ferramenta pedagógica, favorecendo também aspectos psicomotores da criança, trazendo grande benefício para o desenvolvimento e a aprendizagem. Assim sendo, podemos concluir que a importância das intervenções se torna primordial por fazer um paralelo dos conteúdos teóricos e a prática vistos na disciplina de Psicomotricidade.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i1.5123

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 587

Total de downloads do artigo: 388