GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA, NA ÁREA DE ENGENHARIA DE REQUISITOS, NO PERIODO PANDÊMICO
Resumo
INTRODUÇÃO: A Engenharia de requisitos é uma subárea da computação responsável, principalmente, pela produção do documento de requisitos de um software que será desenvolvido. Uma de suas principais atividades é o levantamento de requisitos, que busca entender as necessidades do usuário a serem atendidas pelo sistema que será desenvolvido. Em projetos de pesquisa neste tema, é comum que seus integrantes realizem reuniões e/ou entrevistas presenciais com partes interessadas (clientes, usuários, etc.), bem como visitas técnicas ao ambiente onde o software será implantado. Porém, devido à pandemia de COVID-19 e o isolamento social, foi necessária uma reinvenção dessas práticas, ou seja, o que antes era realizado de forma presencial, teve que ser adaptado para meios remotos. OBJETIVOS: Propor um guia para gerenciamento de projetos de pesquisa na área de engenharia de requisitos neste novo cenário, especificando tarefas e tecnologias utilizadas para a execução do projeto remotamente. METODOLOGIA: O guia foi proposto com base nas lições aprendidas ao longo da execução de um projeto de pesquisa no IFPB campus Sousa, que é chamado neste trabalho de “projeto base”. O referido projeto visa realizar um estudo de viabilidade acerca do sistema de gerenciamento do restaurante da unidade. Portanto, uma das principais atividades executadas no projeto é o levantamento de requisitos. O guia proposto é constituído por 3 ciclos: Ciclo Teórico, Ciclo Prático e Ciclo de Execução. O primeiro visa fornecer base teórica para os discentes acerca dos conceitos relacionados ao projeto. O segundo visa colocar em prática os conceitos obtidos nos cursos remotos. O terceiro visa realizar as atividades de coleta de requisitos do sistema estudado no projeto. RESULTADOS E DISCUSSÃO: No projeto base, as principais tarefas do Ciclo Teórico foram: realização de cursos pelos discentes sobre Engenharia de Requisitos e Prototipagem na plataforma virtual de ensino Alura; realização de reuniões semanais usando o serviço de comunicação por vídeo Google Meet; realização de acompanhamento das atividades pelos docentes usando a ferramenta de gerenciamento de projeto Trello. Ao final deste ciclo, todos os discentes haviam finalizado as atividades dos cursos remotos. Posteriormente, no Ciclo Prático, ocorreram simulações de processos de levantamento de requisitos, como entrevistas usando o Google Meet, tendo os alunos o papel de analista de requisitos, e os docentes o de clientes e/ou usuários. O Trello continuou sendo usado para gestão de tarefas. Ao final deste ciclo, os alunos entregaram um documento de requisitos, que foi desenvolvido de forma colaborativa usando o Google Documentos. Por fim, o conhecimento adquirido nos ciclos anteriores foi aplicado ao problema real no Ciclo de Execução, utilizando-se de vários recursos: Google Meet para entrevistas com funcionários do restaurante; Trello para gestão de atividades; Adobe XD, para elaborar protótipos mostrando aos funcionários como o sistema desejado irá se comportar; e Google Forms, para gerar um formulário, que foi compartilhado com os futuros usuários do sistema. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Até o atual momento, essa metodologia tem se mostrado efetiva e vem produzindo resultados satisfatórios tanto para os integrantes quanto para os clientes do projeto.
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