AVALIAÇÃO ACERCA DO CONHECIMENTO DOS PROPRIETÁRIOS NO CONTROLE DE CARRAPATOS NA ZONA RURAL DO DISTRITO MATA GRANDE EM CONCEIÇÃO – PARAÍBA

Jade Vitorino da Silva

IFPB - CAMPUS SOUSA Brasil

Medicina Veterinária

Resumo

Jade Vitorino da Silva (Autora)1

Felipe Boniedj Ventura Alvares (Coautor)2

Vinícius Longo Ribeiro Vilela (Orientador)3

 

INTRODUÇÃO: A bovinocultura de leite é um setor importante para a produção brasileira. Um dos grandes agravos dessa produção no Brasil é a infestação de carrapatos nos bovinos, sendo que a resistência aos agentes para controle parasitário é de suma importância para analisar qual acaricida deve ser usado nas infestações. O conhecimento do produtor sobre o controle de carrapatos é de grande relevância, principamente em fazendas com altas taxas de infestações e casos de Tristeza Parasitária Bovina (TPB), sendo importante para que haja maior sanidade dos bovinos. OBJETIVOS: Objetivou-se analisar o conhecimento dos proprietários do Distrito Mata Grande, em Conceição – Paraíba, sobre o controle de carrapatos e da TPB. METODOLOGIA: A coleta de informações ocorreu por meio de questionário e foi realizada em quatro propriedades do Distrito Mata Grande, Conceição – Paraíba, com histórico recorrente de altas taxas de infestação por Rhpicephalus microplus. Foram questionados sobre o uso de agentes parasitários, os períodos de maior aparecimento do parasita, o conhecimento sobre a doença TPB e se a incidência de infestação de carrapatos ocorre mais em fêmeas ou nos machos de bovinos. RESULTADOS E DISCUSSÕES: Nas quatro propriedades foi totalizado a quantidade de 200 bovinos, sendo que a maior incidência de infestação por carrapatos ocorreu nas vacas, que representam 44% dos bovinos. A falta de informação dos produtores em torno dos componentes farmacológicos foi evidente. Três produtores (75%) utilizam produtos a base de cipermetrina e relataram resistência ao produto. Nessas três propriedades foi usado um produto em substituição ao resistente, entretanto, com o mesmo princípio ativo ao anterior. Apenas um dos produtores utiliza um acaricida à base de amitraz, relatando um bom controle do carrapato (R. microplus). O tratamento para a TPB é feito de forma ineficiente, pois, utiliza apenas antibióticos que atingem Anaplasma marginale, esse tratamento não é eficiente para Babesia bovis e Babesia bigemina. A falta de desinfestação no ambiente é notória, uma vez que a presença de reservatório de água favorece maior umidade e o desenvolvimento da vegetação, favorecendo um microclima adequado para os parasitos. Os produtores conhecem a enfermidade TPB por “Mal de Triste” e “Doença do Carrapato” e não sabiam que a mesma pode ser causada por multíplos agentes. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Foi observada falta de conhecimento pelos proprietários a respeito do controle de carrapatos, que acarreta o descontrole de infestações e maior necessidade de dosificações, sendo liberados maior quantidade de resíduos no leite, na carne e no ambiente. Medidas que visem o esclarecimento sobre o correto manejo sanitário dos rebanhos bovinos  devem ser estimuladas na área estudada.

 

Palavras-chave: Agente etiológico. Bovinocultura. Carrapatos. Resistência.

 

1 Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. E-mail: jade.vitorino@hotmail.com

2 Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. E-mail: felprathalos@gmail.com

3 Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Sousa. E-mail: vilelavlr@yahoo.com.br

 

 

Texto completo:

Referências


ANDREOTTI, Renato. Situação atual da resistência do carrapato-do-boi Rhipicephalus (Boophilus) microplus aos acaricidas no Brasil. Embrapa Gado de Corte-Documentos (INFOTECA-E), 2010.

DA SILVA, Tatiana Pastorello Pereira; MOREIRA, Josino Costa; PERES, Frederico. Are tick medications pesticides? Implications for health and risk perception for workers in the dairy cattle sector. Ciencia & saude coletiva, v. 17, n. 2, p. 311, 2012.

DOS SANTOS, SIDNEY FRANKLIN ARAÚJO. PERFIL DE PRODUTORES DE LEITE EM RELAÇÃO AO CONTROLE DO. Automática, v. 27, p. 5, 2015.

PEREIRA, Cícero Donizete; SOUZA, GRL DE; BAFFI, Milla Alves. Carrapato dos bovinos: métodos de controle e mecanismos de resistência a acaricidas. Embrapa Cerrados-Documentos (INFOTECA-E), 2010.

RIVERA, Edgar Díaz. Mecanismos moleculares y bioquímicos de resistencia a acaricidas en la garrapata común de los bovinos Rhipicephalus microplus. Revista Colombiana de Ciencia Animal, v. 5, 2012.

SILVA, Tatiana Pastorello Pereira da; MOREIRA, Josino Costa; PERES, Frederico. Serão os carrapaticidas agrotóxicos? Implicações na saúde e na percepção de riscos de trabalhadores da pecuária leiteira. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, p. 311-325, 2012.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i2.5098

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 591

Total de downloads do artigo: 414