AVALIAÇÃO COMPARATIVA ENTRE TERMÔMETROS DE MERCÚRIO, DIGITAL E AURICULAR EM CÃES NORMOTÉRMICOS

Brendo Andrade Lima

IFPB — instituto federal da paraíba, campus Sousa. Brasil

Estudante de graduação em Medicina Veterinária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa.

Vinícius Reibeiro Longo Vilela

IFPB — instituto federal da paraíba, campus Sousa. Brasil

Professor, Doutor, Médico Veterinário, Docente do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa.

Thais Ferreira Feitosa

IFPB — instituto federal da paraíba, campus Sousa. Brasil

Professora, Doutora, Médica Veterinária, Docente do curso de Medicina Veterinária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo realizar a comparação entre a temperatura retal e auricular de cães sadios na cidade de Sousa, PB. Para isso, foram utilizados os termômetros de mercúrio e digital para mensuração da temperatura retal e o termômetro infravermelho para a temperatura auricular. Foram utilizados 60 cães, domiciliados, de diferentes faixas e etárias e ambos os sexos. Observou-se que não houve diferença de temperatura entre os termômetros digital e de mercúrio (p<0,001), a média de diferença entre as temperaturas (MDT) foi de 0,093ºC com Intervalo de Confiança (IC) de 99%. Verificou-se ainda que houve diferença estatística (p<0,001 e IC 99%) entre os termômetros retais e o auricular, com este último apresentando, MDT de 0,576ºC inferior aos demais. Conclui-se que o termômetro auricular, apesar de sua praticidade, não demonstrou concordância com o termômetro digital e de mercúrio, não sendo confiável para utilização em cães.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i2.5087

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 499

Total de downloads do artigo: 528