Avaliação da técnica Centrífugo-Flutuação para a Pesquisa de Ácaros (CFPA) no diagnóstico laboratorial de ácaros causadores de sarna

Felipe Bondiej Ventura Alvares

ORCID iD https://orcid.org/0000-0002-3351-947X Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, campus Sousa, unidade São Gonçalo Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO: A Medicina Veterinária é um ramo da ciência com vasta abrangência de áreas, dentre elas, a área de análises clínicas é voltada para diagnosticar doenças e/ou guiar o médico veterinário na sua conduta terapêutica. Dentre os exames executados em laboratórios de análises clínicas, há a pesquisa direta de ácaros causadores de sarna. Esta técnica é de fácil acesso e execução, amplamente difundida em laboratórios de análises clínicas, no entanto, a pesquisa direta apresenta baixa especificidade, pois há a necessidade consumir todo o material na fabricação de lâminas até que o mesmo se esgote para que o resultado seja negativo ou visualizar o ácaro para que o exame seja positivo. A onerosidade da pesquisa direta a torna inviável para a prática laboratorial e pouco consistente no diagnóstico. A Centrífugo-Flutuação para a Pesquisa de Ácaros (CFPA) é uma técnica criada por estudantes do curso de Medicina Veterinária do IFPB, campus Sousa, que preconiza realizar no máximo três leituras do material, utilizando apenas materiais comuns para que seja uma técnica de rápida execução e leitura, com fácil realização em qualquer laboratório. OBJETIVOS: Este trabalho teve como objetivo avaliar a eficácia da técnica CFPA, em comparação com a pesquisa direta, no diagnóstico laboratorial de ácaros causadores de sarnas. MATERIAIS E MÉTODOS: Foram realizados 111 raspados cutâneos de cães, em duplicata, no mesmo campo de lesão, em animais clinicamente suspeitos de infestação por sarna. As amostras foram levadas ao Laboratório de Parasitologia Veterinária (LPV), no Hospital Veterinário do IFPB, campus Sousa. Foram realizadas 3 repetições da pesquisa direta e da CFPA, fazendo leituras consecutivas, até obter o primeiro resultado positivo ou a negatividade em todas as repetições. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Dentre os 111 raspados cutâneos de cães, 66 foram positivos para ácaros causadores de sarna (59,5%). Dentre os exames positivos, 77,9% das amostras foram positivas em ambos os testes, 10,3% foram positivas apenas na pesquisa direta e 11,8% apenas na CFPA. Esses valores indicam que ambas as técnicas possuem sensibilidade similar, no entanto, a CFPA apresenta maior especificidade, pois todo o material é consumido na preparação do exame, sem necessidade de realizar novamente a técnica para o diagnóstico negativo. A pesquisa direta é um exame com baixa visibilidade na leitura, que é prejudicada pelo excesso de debris do material utilizado na preparação do exame, enquanto a CFPA é um exame límpido, de visibilidade clara, com lâminas que evidenciam mais os ácaros, facilitando a visualização dos mesmos. A técnica foi depositada, juntamente com o IFPB no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), sob o número de processo BR1020200237195. CONCLUSÃO: A CFPA se mostrou tão eficaz quanto a pesquisa direta no diagnóstico de ácaros causadores de sarna, com maior rapidez na execução do exame e maior facilidade na leitura do mesmo.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i2.5074

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 649

Total de downloads do artigo: 467