POTABILIDADE DA ÁGUA DE DIFERENTES FONTES DE ABASTECIMENTO NA ZONA RURAL, DE PRINCESA ISABEL – PB.

ADNEILDA GOMES DE LIMA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DA PARAIBA- CAMPUS PRINCESA ISABEL -PB Brasil

TECNOLOGIA GESTORA AMBIENTAL E CONCLUINTE DA ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTÃO AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS, PELO IFPB -PRINCESA ISABEL-PB.

 

 

 

 

adneilda gomes de lima

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA-CAMPUS PRINCESA ISABEL Brasil

GESTORA AMBIENTAL E ESPECIALISTA EM GESTÃO

AMBIENTAL DE MUNICÍPIOS.

ARTUR MOISES GONÇALVES LOURENÇO

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Princesa Isabel Brasil

professor, mestre e engenheiro.- do IFPB- Campus Princesa Isabel.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a qualidade da água de um sistema simplificado de tratamento localizado na zona rural de Princesa Isabel Paraíba. As amostras foram coletadas uma em cada ponto hídrico, Ponto 1 no açude de Deda, P2 no açude dos Morcegos, P3 na estação de Tratamento e P4 na residência. Foi realizada visita in loco, com registro e coleta de amostras nas fontes hídricas, para as análises dos parâmetros físicos, químicos e biológicos. No laboratório de química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba- Campus Princesa Isabel. Foram realizados com o Kit de potabilidade o ALFAKIT e os resultados comparados com a Portaria 2914/11. Nos resultados, os parâmetros insatisfatórios foram turbidez, condutividade elétrica e coliformes totais. Os resultados apresentam ineficiência do sistema de tratamento de água, para os habitantes dessa localidade. Os mesmos devem ser orientados, juntamente com os responsáveis pelo sistema de abastecimento de água, sobre a importância do controle de qualidade e riscos para saúde da população local, através de palestras. Também, faz-se necessário a parceria com a Companhia de água e esgoto da Paraíba para fazer as análises mensais, além de acrescentar a cloração nas etapas de tratamento. Portanto as políticas públicas locais devem implantar um sistema de saneamento básico adequado, com uma rede de esgoto sanitário integrada e um Sistema Integrado de resíduos sólido, onde Princesa Isabel construiria um Aterro sanitário e faria consócio com municípios vizinhos. Com isso visa eliminar o número de coliformes totais na água e atender os demais parâmetros que não estão conforme com a lei vigente.

Palavras-Chave: Corpos hídricos. Potabilidade da água. Sistema simplificado de água. Zona rural.

Texto completo:

Referências


REFERENCIAS

ANDRADE, Maria Marta Ferreira. Estudo de utilização de lenha como fonte alternativa de energia em Lagoa da Cruz, Município de Princesa Isabel- PB. Princesa Isabel, PB: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, 2013.

AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA.

Indicadores de qualidade - Índice de qualidade das águas (IQA). Disponível em:

. Acesso em: 13 fev. 2019.

BRASIL. Lei n° 9.433 de 08 de janeiro de 1997. Institui a Política Nacional de Recursos Hídricos, cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamenta o inciso XIX do art. 21 da Constituição Federal, e altera o art. 1º da Lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a Lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1989. Disponível em:

. Acesso em: 13 fev. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Comentários sobre a Portaria MS n.º 518/2004: Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2005. Disponível em: http://portalarquivos2.saude.gov.br/pdf.

Acesso em: 07.set.2018.

BRASIL, Ministério da saúde. Fundação Nacional de Saúde. Manual de Controle da água para técnicos que trabalham em ETAS/Ministério da Saúde, Fundação Nacional da Saúde- Brasília: Funasa, 2014, 112p. Disponível em: . Acesso em: 15 de out. de 2019.

. Ministério da Saúde – MS. Portaria n° 2.914 de 12 de dezembro de 2011.

Brasília: MS, 2011. Disponível em:

Acesso em: 03.abr.2018.

BRASIL. Resolução nº 357, de 17 de março de 2005. Conselho Nacional do Meio Ambiente. Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.

Disponível em:

BRASIL. Fundação Nacional de Saúde. Manual de Saneamento. 3 ed. Ver.- Brasilia: Fundação nacional de Saúde, 2004.408p.

CARVALHO, I. T. Microbiologia dos alimentos. Programa escola Técnica Aberta do Brasil (ETEC-Brasil). Recife: EDUFRPE, 2010.

FERNANDES, M. B.C; OLIVEIRA, A. M;

SILVA, A. E. M. Lagoa da Cruz: Por traz de um nome uma história. 37f. 2011. Monografia (Especialização em Geopolítica e Historia).

Pesqueira- PE; 2011.

GIOMBELLI, A.; RECH, H.; TORRES, V. S.

Qualidade microbiológica da água proveniente de poços e fontes de dois municípios da Região do Alto Uruguai Catarinense. Revista Higiene Alimentar, v.12, n.56, p.49-51, 1998

GLORIA, L. P.; HORN, B. C.; HILGEMANN,

M. Avaliação da qualidade da água de bacias hidrográficas através da ferramenta do Índice de Qualidade da Água – IQA.Revista Caderno pedagógico, Lajeado, v. 14, n. 1, p. 103-119, 2017. ISSN 1983-0882

GOMES, et. al. AbordagemMulticritério para Gestão deResíduos Sólidos na ComunidadeRural Lagoa da Cruz – PB. In: Cirne et. al. Gestão Integrada de Resíduos Universidade & Comunidade. Campina Grande. EPGRAF, 2018. p. 22-25.

PERLROTH, Norma Helena. Interferência ambiental na saúde da criança brasileira: panorama atual e desafios, 2016. 259f.; Tese (doutorado em Enfermagem e Biociências) –

Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2016. Disponível em:

› unirio › ccbs › ppgenfbio › arquivos › teses-

arquivos › 3...>.Acessado em 28 de outubro de 2019.

Pereira, Andressa Resende. Avaliação. Preliminar do Sistema de abastecimento de água é Proposta de Esgotamento Sanitário para a zona rural de Belmiro. Braga.

Universidade Federal de Juiz de Fora. Curso de engenharia Sanitária.2014. 83f. LIBÂNIO, M. Fundamentos de qualidade de Água e Tratamento de água. 2º ed. Campinas editora, Átomo, 2008.444p

LIBÂNIO, Marcelo. Fundamentos de qualidade e tratamentos de água. Marcelo Libânio. – Campinas, SP: Editora átomo,2016. 4 Edição.

LIMA, Adneilda Gomes de. Destino final dos resíduos sólidos domiciliares gerados no Distrito de Lagoa da Cruz, municípios de Princesa Isabel (PB) e Quixaba (PE). / Adneilda Gomes de Lima – Princesa Isabel, 2014. 63f.;il. Trabalho de conclusão de curso (Superior). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Princesa Isabel – Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, Princesa Isabel, 2015.

MALDANER, Tainara Piontkoski; SANTOS, Bruna Letícia dos; WEINERT, Luciana Vieira Castilho et al. Saúde, Sustentabilidade e infância: Reflexões sobre uma perspectiva ambiental. Devers@Revisão Eletrônica Interdisciplinar, mantinhos, V. 10, n 2, p.60- 68, jul./dez.2017.

MEDEIROS, A. C.; LIMA, Marcelo O.;

GUIMARAES, Raphael M. Avaliação da qualidade da água de consumo por comunidades ribeirinhas em áreas de exposição a poluentes urbanos e industriais nos municípios de Abaetetuba e Barcarena no estado do Pará, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 21, n. 3, p. 695-708, 2016.

MOTA, SUETÔNIO. Introdução a engenharia ambiental/ Suetônio Mota: 4 ed. Rio de Janeiro: ABES. 2006. 388p. :il.

NASCIMENTO, M. S. de A. Análise microbiológica da água consumida nas escolas públicas municipais da zona rural do município de Cuité – PB. 2015. 53f.:il; color. Trabalho de Conclusão do Curso ( Ciências Biológicas)- Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Saúde e tecnologia Rural, Patos-PB, 2015. Disponível em:

. Acessodo em: 20 de out. de 2019.

PARRON, Lucilia Maria. Manual de Procedimentos de amostragem e análise físico-química de água [ recurso eletrônico]/ Lucila Maria Parron; Daphne Heloisa de Freitas Muniz; Claudia Maria Pereira.Dadoseletrônicos.-Colombo: Embrapa Florestas,2011. ( Documentos./Embrapa FlorestasISSN1980-3958,219).69f.Disponível em:https://Core.ac.ukdownload>pdf>.

Acessado em: 16de out. de 2019.

PRÜSS –USTÜN. A; WOLF, J; CORVALÁN, C; BOS, R; NEIRA, M.

Preventingdiseasethroughhealthyenvironments. A global assessment of the burden of disease from environmental risks. Geneva: World Health Organization; 2016.

Disponívelem: Acessadoem: 28 de out. De 2019.

UNITED NATIONS CHILDREN’S FUND _

UNICEF. Under-Five Mortality. New York: UNICEF; 2016.Disponível em:

. Acessado em: 28 de out. de 2019.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v5i3.4700

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 810

Total de downloads do artigo: 735