ACHADOS CLÍNICOS E PATOLÓGICOS DE UM CÃO INFECTADO SIMULTANEAMENTE POR Ehrlichia sp., Babesia sp., Hepatozoon sp. E Anaplasma sp.: RELATO DE CASO

Edinete Lúcio Pereira

Graduanda de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos-PB Brasil

Graduanda de Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Patos-PB

Clauceane de Jesus

Médica Veterinária, Residente na Clínica Medica de Pequenos Animais, do Hospital Veterinário Universitário Prof. Ivon Macêdo Tabosa (HVUIMT), UFCG, Campus de Patos-PB Brasil

Médica Veterinária, Residente na Clínica Medica de Pequenos Animais, do Hospital Veterinário Universitário Prof. Ivon Macêdo Tabosa (HVUIMT), UFCG, Campus de Patos-PB

Higina Moreira Melo

Médica Veterinária, Residente em Patologia Clínica, HVUIMT, UFCG, Campus de Patos-PB Brasil

Médica Veterinária, Residente em Patologia Clínica, HVUIMT, UFCG, Campus de Patos-PB

Rosangela Maria Nunes da Silva

Professor (a), Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, UFCG, Campus de Patos-PB Brasil

Almir Pereira de Souza

Professor (a), Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, UFCG, Campus de Patos-PB Brasil

Professor (a), Unidade Acadêmica de Medicina Veterinária, UFCG, Campus de Patos-PB

Resumo

O aumento populacional de cães vem propagando enfermidades como as hemoparasitoses, sendo Ehrlichia sp., Babesia spp., Hepatozoon canis e Anaplasma platys as mais comuns transmitidas pelo Rhipicephalus sanguineus, podendo ocorrer co-infecção. O objetivo do estudo é relatar o caso de uma cadela atendida e diagnosticada com co-infecção de Babesiose, Anaplasmose, Erliquiose e Hepatozoonose na Clínica Médica de Pequenos Animais, do Hospital Veterinário Universitário Prof. Ivon Macedo Tabosa, da UFCG, Campus de Patos-PB. O animal estava apático e com as mucosas hipocoradas. No hemograma observou-se anemia, trombocitopenia, neutrofilia madura e leucocitose; e no esfregaço sanguíneo a presença Hepatozoon sp., Babesia sp e Anaplasma platys. Na punção de medula visualizou-se Hepatozoon sp., Babesia sp. e Ehrlichia sp. Diante do diagnóstico de co-infecções hemoparasitoses, a cadela foi tratada e retornou 15 dias ao HVUIMT com melhora significativa do quadro geral. Diante do exposto nota-se a necessidade de um maior controle do Riphicephalus sanguineus (carrapato marrom) no ambiente, por ser responsável pela transmissão de diversas enfermidades, como a Erhlichia sp., Babesia sp., Hepatozoon sp. e Anaplasma platys, as quais podem aparecer associados em um mesmo animal, o que agrava ainda mais o quadro clínico do paciente.

Texto completo:

Referências


FÉLIX, H. D. G.; SILVA, S. C. Patologia clínica veterinária – Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008. 342 p.

FERNANDES, M.. Identificação molecular da Ehrlichia canis, Babesia spp., Anaplasma platys e Hepatozoon spp. em cães anêmicos atendidos no Hospital Veterinário da UFPB. Universidade Federal da Paraíba, julho de 2017

LEAL, P. D. S., MORAIS, M.I.M.R., BARBOSA, L. L. O.; LOPES, C.W.G. Infecção por hematozoários nos cães domésticos atendidos em serviço de saúde animal. Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, 37(Supl.1):55-62, 2015.

OLIVEIRA, Aécio Carlos de, D. Sc., Universidade Federal de Viçosa, fevereiro de 2015. Diagnóstico das hemoparasitoses caninas por biologia molecular, alterações hematológicas e centrifugação por gradiente.

SHERDING, R. BICHARD, S. Manual Saunnders, Clinica de pequenos animais. Ed.3 São Paulo: Roca 2013. Pag. 184 a 186.

VIEIRA, F. T. Ocorrência de Ehrlichia spp., Anaplasma spp., Babesia spp., Hepatozoon spp. e Rickettsia spp. Em cães domiciliados em seis municípios do Estado do Espírito Santo, Brasil. Tese (Doutorado em Doenças Infecciosas) – Núcleo de Doenças Infecciosas, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2017.

ZAVALA, M. V. G; Aspectos clínicos e laboratoriais de cães suspeitos de infecções causadas por Ehrlichia spp. E Anaplasma spp. em Campos dos Goytacazes, RJ.; Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; Junho de 2007.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i4.4562

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1145

Total de downloads do artigo: 760