CONHECIMENTO DE CRIANÇAS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ/RN SOBRE ZOONOSES

Nilza Dutra Alves

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Karla Karielly de Souza Soares

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Camila Pontes Landim

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Paula Vivian Feitosa dos Santos

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Gardênia Silvana de Oliveira Rodrigues

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Francisco Marlon Carneiro Feijó

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Alysson Leno Marques de Oliveira

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Caio Sérgio Santos

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA Brasil

Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA

Resumo

As zoonoses são doenças transmissíveis entre os animais e os humanos, sendo a educação em saúde essencial para sua prevenção. A escola é um ambiente propício para abordar o tema, visto que a noção das crianças sobre zoonoses é um ponto essencial na saúde pública, pois assumem papel de difusoras de informação. O objetivo do trabalho foi avaliar o conhecimento de crianças de escolas públicas sobre zoonose. Foram entrevistados 80 alunos de escolas públicas em Mossoró/RN, entre 8 a 11 anos. Foi aplicado um questionário sobre o conceito de zoonose. Depois, foram realizadas atividades educativas sobre o tema e reaplicação dos questionários. Antes da realização das atividades, 100% responderam não conhecer zoonose. Após a reaplicação, 61,25% conheciam zoonose, porém 38,75% continuavam a não conhecer. Visto que houve alteração positiva no padrão de respostas dos alunos após as atividades em sala de aula, as ações educativas podem ser importantes na construção do conhecimento sobre zoonoses.

Texto completo:

Referências


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DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i3.4451

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