ANESTESIA DISSOCIATIVA ASSOCIADA A EPIDURAL EM COELHO (Sylvilagus floridanus) – RELATO DE CASO
Resumo
O presente trabalho tem o objetivo descrever e avaliar um protocolo anestésico implementado para um coelho, macho, sem raça definida, submetido a procedimentos cirúrgicos de orquiectomia e uretrorrafia. O protocolo empregado consistiu no uso de acepromazina como pré-medicação, indução e manutenção com zolazepam e tiletamina e epidural como anestesia local com o uso de lidocaína e tramadol. Foram avaliadas frequência cardíaca, frequência respiratória, saturação periférica de oxihemoglobina, qualidade de recuperação anestésica e a possibilidade de efeitos adversos. Durante o procedimento, houve redução na frequência respiratória, oscilação discreta da frequência cardíaca e estabilidade na saturação periférica de oxihemoglobina, além de bom relaxamento muscular. O animal teve uma recuperação satisfatória e tranquila e não foram observados efeitos adversos. Diante dos resultados, conclui-se que a técnica anestésica implementada foi segura e efetiva para o procedimento em que o animal foi submetido.
Texto completo:
Referências
FANTONI, D.T. & CORTOPASSI, S.R.G.; Anestesia em Cães e Gatos. Roca, São Paulo, 2010, n.2., p. 230 – 245.
GERING, A.P.; CHUNG D.G.; GRAVENA, K.; NAZARET, T.L.; NUNES, N.; Anestesia epidural: Revisão de Literatura. Revista Científica Eletrônica de Medicina Veterinária, São Paulo, n. 25. Julho, 2015.
RIVOIRE, H.C.; FAGUNDES, J.D.; TRAVERSI, M.C.F.; KINAS, P.G.; Modelo de Anestesia Geral Intramuscular em Coelhos, para Cirurgia Experimental. Vitalle, Rio Grande do Norte, n. 16. 2004.
SCHOSSLER, J.E.; SAMPAIO, A.A.; SCHOSSLER, D.R.; Anestesia Geral em Coelhos Pela Tiletamina-Zolazepan associada ao Fentanil-Droperidol. Revista Centro de Ciências Rurais, Santa Maria, n.19, p. 267-272. Agosto, 1989.
TRANQUILLI, W.J.; THURMON, J.C.; GRIMM, K.A.; Lumb & Jones, Anestesia e Analgesia Veterinária, Roca, São Paulo, 2013, n.4, p. 335 – 379.
Visitas a este artigo: 1436
Total de downloads do artigo: 2101