Agroecologia e promoção da saúde: um olhar para a segurança alimentar no Estado da Paraíba

Jefferson Feitosa

Universidade Federal de Campina Grande

Agroecólogo, Mestrando em Ciência AnimalTécnico Especialista em Gestão Ambientall, Especializando em Ecologia e Educação Ambiental, Técnico em Agronegócio

Thalyta Campos

Universidade Federal de Campina Grande

Bióloga, Especializando em Ecologia e Educação Ambiental

Resumo

A pesquisa teve como objetivo observar o olhar de profissionais das áreas de Agroecologia, Nutrição e Educação Física sobre a relevância da agroecologia e promoção da saúde, a fim de criar elos entre as três áreas no Estado da Paraíba. O estudo contou com a participação de 30 profissionais, distribuídos nas 3 áreas. Os dados foram coletados por meio de um questionário online, através da plataforma Google, com perguntas objetivas e subjetivas, que permitiram aos entrevistados demonstrar suas percepções sobre o sistema agroalimentar e a promoção de saúde. Todos os entrevistados relataram conhecer a agroecologia e a promoção de saúde, elencando a ligação e importância de ambos. As reflexões e narrativas presentes, mostraram oportunidades de construção de novas ações e estratégias que venham repercutir na melhoria da saúde e fortalecimento da agricultura familiar. Nesse sentido, reconhecer a agricultura como parte integrante da promoção da saúde é essencial para o equilíbrio entre o homem, o sistema agroalimentar e o meio ambiente.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v4i1.4173

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1091

Total de downloads do artigo: 1956