Destino final dos resíduos sólidos do Distrito Lagoa da Cruz, municípios de Princesa Isabel (PB) E Quixaba (PE)

Francisco Sales Oliveira Filho

ORCID iD Brasil

Resumo

Muitos municípios brasileiros enfrentam problemas com gestão de resíduos sólidos, especialmente no Nordeste, pois maioria deles não possui tratamento e disposição adequada dos resíduos sólidos. O presente trabalho foi desenvolvido no Distrito Lagoa da Cruz, localizado entre os municípios de Quixaba (Pernambuco) e Princesa Isabel (Paraíba). A pesquisa verifica a problemática da gestão de resíduos sólidos no Distrito, avaliando os fatores intervenientes, impactos ambientais e medidas mitigadoras para os problemas identificados. Foram aplicados questionários aos atores envolvidos, aqueles que produzem os resíduos, os que coletam os resíduos, e os que utilizam esses resíduos como fonte de renda. A maior parte das residências produz por dia entre 1 e 2 kg de lixo, e a maior parte da população disponibiliza seus resíduos para ser coletado, tanto na Paraíba com 78,2%, como em Pernambuco com 81,4%, entretanto, a disposição do lixo é inadequada, já que são utilizados os lixões. A presença de animais nos lixões é frequente, já que muitos se alimentam dos resíduos orgânicos depositados. O escoamento do lixiviado gera significativos problemas de saúde pública, pois contamina o manancial que abastece Lagoa da Cruz. Detectou-se impactos ambientais como poluição dos solos, das águas superficiais e subterrâneas, do ar, problemas respiratórios, poluição visual, perda de vegetação nativa e de habitat. Como medidas mitigadoras sugerem-se aplicação da educação ambiental em escolas e associações, orientação quanto à separação de resíduos, elaboração de um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos integrado, coleta seletiva, instalação de usina de reciclagem, compostagem ou biodigestores.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v1i1.1638

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 11438

Total de downloads do artigo: 26173