LEVANTAMENTO DA ARBORIZAÇÃO DE PRINCIPAIS RUAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA-PB

Renata De Sousa Ramos

Graduanda do curso Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal (IFPB) Campus Sousa; Brasil

Graduanda do curso Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal (IFPB) Campus Sousa; 

Francisco Edu de Andrade

Graduado do curso Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal (IFPB) Campus Sousa. Brasil

Graduado do curso Tecnologia em Agroecologia pelo Instituto Federal (IFPB) Campus Sousa.

Caetano José de Lima

Mestre em Sistemas Agroindustriais pela Universidade Federal (UFCG) Campus Pombal Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO: A arborização tem grande importância para qualidade de vida da comunidade, além de fornecer conforto térmico e também outras funções como culturais, ecológicos, social e econômico. Conforme suas funções, os municípios necessitam de um estudo para elaborar projetos de arborização com isso melhor gerenciar, preservar e conservar o meio ambiente. A arborização urbana é composta de espécies nativas, arbustivas, exóticas que vem trazendo diversas melhorias na qualidade do ar, no nível de umidade e na temperatura, além de valorizar áreas urbanas e as edificações do entorno. O conhecimento da vegetação que compõe a arborização em área urbana é relevante. precisamos ter o mínimo de conhecimento para implantar projetos de arborização em ruas ou avenidas do município. OBJETIVOS: O presente trabalho teve como objetivo realizar amostragem da situação da arborização de seis principais ruas na cidade de Sousa – PB. METODOLOGIA ou MATERIAIS E MÉTODOS: O presente trabalho foi realizado na cidade de Sousa – PB nos meses de setembro á outubro de 2019, através de visitas “in loco” percorrendo as ruas Dom Pedro II, Emilio Pires, Francisco Almeida de Figueredo, Maria Marques, Presidente João Pessoa e Sinfronio Nazaré, onde os critérios adotados foram á estimativa quantativa das árvores e nome, registro fotográfico de algumas e revisão bibliográfica das plantas encontradas, relacionadas ao nome popular, nome científico.  RESULTADOS E DISCUSSÃO: De acordo com o levantamento feito, foram encontrados maior predominância nas seis ruas utilizadas para o levantamento a espécie Azadirachta indica com o intuito de fazer sombreamento mais rápido, já que a mesma têm facilidade para se desenvolver mais rápido que outras espécies. Também foram encontradas as espécies de cola acuminata, Handroanthus albus e Adenanthera pavonina.  CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS: Entende-se , com toda certeza, que a implantação de árvores na cidade proporciona uma grande melhora na qualidade de vida da população. Porém, a administração pública ainda tem um longo caminho a percorrer no que se diz respeito à correta utilização dos princípios da arborização urbana, afim de tornar o ambiente das cidades ao mesmo tempo agradável e eficiente, respeitando tanto o Homem como a Natureza.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i4.3657

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 876

Total de downloads do artigo: 656