CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE SOUSA-PB ACERCA DOS PRODUTOS AGROECOLÓGICOS

Grazielly Mirelly Sarmento Alves da Nóbrega

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Graduanda em Alimentos

Mateus Gonçalves Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestrando em Sistemas Agroindustriais (Agroecologia)

Luana Nóbrega Batista

Instituto Federal do Rio Grande do Norte Brasil

Pós graduanda em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Jamilton Costa Pereira

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestre em Sistemas Agroindustriais

Maria Cândida de Almeida Mariz Dantas

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Professora Doutora em Agronomia

Resumo

A agroecologia vem ganhando cada vez mais espaço na sociedade por se tratar de uma ciência que dispõe de conjuntos de técnicas propulsoras do desenvolvimento sustentável, conservação de recursos naturais e produção de alimentos naturais, seguros e de qualidade. Embora o consumo de alimentos isentos de agrotóxicos venha ganhando destaque na sociedade, muitas pessoas ainda desconhecem a agroecologia e seus benefícios à saúde e ao meio ambiente. Também o mercado de produtos agroecólogicos ainda sofre com questões relacionadas a divulgação, preços e certificações. Diante do exposto, o trabalho pretendeu avaliar o nível de conhecimento da população da região de Sousa-PB acerca dos produtos agroecológicos. A pesquisa se caracterizou como de caráter qualiquantitativo, onde para obtenção dos dados usou-se a ferramenta de questionário online do Google Forms, que foi compartilhado  com os participantes por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp, que se deu a partir  da aceitação do termo de compromisso e consentimento do usuário. A amostra compreendeu 105 participantes e o período de disponibilização do questionário online ocorreu de 20 de outubro de 2019 a 03 de novembro de 2019. O questionário continha 9 (nove) questões objetivas de única e/ou múltipla escolha, as quais buscavam verificar o perfil social, o nível de conhecimento da agroecologia e seus produtos, a frequência de compra e consumo e os meios de informação acerca do tema e intervenção que os mesmos poderiam sugerir para melhorar o mercado agroecológico. Para aferição dos dados fez-se uso da estatística descritiva onde os mesmos foram apresentados em percentuais com gráficos confeccionados por meio do programa Microsoft Excel 2013. O perfil social dos participantes da pesquisa caracterizou-se por 39 homens e 66 mulheres, com maiores percentuais de faixa etária correspondendo a 40% de 15 a 20 anos e 42% entre 21 a 30 anos e renda mensal da maioria 80% correspondendo a um salário mínimo. Sobre o conhecimento acerca da agroecologia, 81% dos participantes afirmaram ter conhecimento e 19% afirmaram que não conhecem, em relação ao consumo de produtos agroecológicos 72% dos participantes afirmaram comprar e 28% afirmaram que não compram. Evidenciou-se que 33% dos participantes consomem produtos agroecológicos toda semana, 18% ao menos uma vez no mês e 17% consomem duas vezes ao mês. Sobre a principal dificuldade na hora de comprar produtos agroecológicos, o local de compra, a oferta e o preço foram os quesitos mais apontados. Os principais meios de conhecimento acerca da agroecologia e seus produtos evidenciado nos dados obtidos foram TV e internet. As melhores formas comprovadas para favorecer o consumo desses produtos foi a maior divulgação, maior incentivo à produção e diminuição dos preços. Conclui-se que o nível de conhecimento da população da região de Sousa-PB sobre os produtos agroecológicos é bom, porém ainda se faz necessária maior divulgação e oferta desses produtos em feiras livres locais.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3656

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