ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS DE GÊNEROS DE ORQUÍDEAS NO MUNICÍPIO DE SOUSA - PB

Franklim Alyson Pedrosa de Sousa

Brasil

Resumo

INTRODUÇÃO: As orquídeas estão entre as mais antigas plantas ornamentais cultivadas no mundo, são consideradas como a espécie monocotiledônea de maior grau evolutivo do reino vegetal Com grande número de gêneros e híbridos, a família Orchidaceae tornou-se atrativa e passou a ser apreciada graças à combinação de cores, formato e tamanho de suas flores. O seu cultivo tem se destacado em todo o mundo pela exuberância de suas flores, fato que tem impulsionado grande demanda no mercado por espécies deste gênero. . OBJETIVOS: O objetivo do trabalho foi avaliar as caracteres morfológicas de orquídeas dos gêneros Phalaenopsis spp., Cattleya intermedia, Vanda spp., Cymbidium spp.,  Dendrobium nobile, cultivadas em vasos com substrato a base de fibra de coco, sob as mesmas condições de manejo e clima no município de Sousa, PB. METODOLOGIA: O delineamento utilizado no experimento foi o delineamento inteiramente casualizado (DIC), com 5 tratamentos (espécies) e 25 repetições.  As características estudadas foram: número de hastes vivas (NHV), número de folhas (NF), número de flores (NFL), número de frutos (NFR), número de perfilhos (NP) e número de hastes desidratadas (NHD). Os dados coletados foram tabulados e submetidos a análise de variância e as médias foram comparadas por meio do teste de Tukey ao nível de 5% de probabilidade através do software SISVAR.. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Houve diferença significativa entre os tratamentos (p ≤ 0,05), para as características: NHV, NF e NHD. Não se observou diferenças significativas para as características NFL, NFR e NP. Para o NHV, a espécie Cymbidium seguida da espécie Vanda se sobressaíram, expressando o maior número de hastes vivas em relação às demais. As espécies Cattleya e Phalaenopsis expressaram comportamentos semelhantes, enquanto que a espécie Dendrobium não se mostrou eficiente quanto ao número de hastes vivas. A espécie Vanda expressou o maior NF. Respostas semelhantes também foram observadas pelas espécies Phalaenopsis e Cymbidium. As espécies Cattleya e Dendrobium não apresentaram resultados satisfatórios para a característica NF.  Para a variável NHD, a espécie Dendrobium se sobressaiu das demais em estudo, expressando o melhor resultado, seguido das espécies Cymbidium e Cattleya, que apresentaram resultados aproximados. As espécies Vanda e Phalaenopsis não apresentaram resultados satisfatórios. Não houve diferenças significativas entre as espécies em estudo para as características NFL, NFR e NP, no entanto, as espécies Phalaenopsis em NFL e NFR, Cattleya e Dendrobium em NP, se sobressaíram das demais. CONCLUSÃO: As orquídeas do gênero Vanda, cultivadas sob as mesmas condições de clima e manejo, expressam características de crescimento vegetativo satisfatório quando comparadas com as demais espécies em estudo.

Palavras-chave: Orquídeas. Características. Gêneros. Cultivo.

Texto completo:

Referências


AMARAL, Tátila Lima do. Manejo de adubação em Phalaenopsis (Orchidaceae) cultivado em fibra de coco. 2007. Tese (Mestre em Produção Vegetal) - Centro de Ciências e Tecnologias Agropecuárias da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos do Goytacazes, RJ, 2007.

MATTIUZ, Claudia Fabrino Machado; RODRIGUES, Terezinha de Jesus Deléo; MATTIUZ, Ben-hur. Aspectos fisiológicos de orquídeas cortadas. Revista Brasileira de Horticultura Ornamental, Campinas, SP, 2010.

ASSIS, Adriane Marinho de et al. Cultivo de orquídeas a base de substrato de café. Bragantia, Campinas, SP, 2011.

PAULA, Claudio Coelho de; SILVA, Helena M. Peregrino. Cultivo prático de orquídeas. 3.ed. Viçosa, UFV. 106p.

SCHNEIDERS, Danieli; Pescador, Rosete; Raitz Booz, Maristela; Mamoru Suzuki, Rogério. Germinação, crescimento e desenvolvimento in vitro de orquídeas (Cattleya spp., Orchidaceae). Revista Ceres, vol. 59, núm. 2, março-abril, 2012, pp. 185-191. Universidade Federal de Viçosa. Vicosa, MG, Brasil.

FAVETTA, Vanessa; COLOMBO, Ronam Carlos; FARIA, Ricardo Tadeu. Cultivo in vitro de Vanda tricolor Lindl. em meios de cultura simplificados. Revista de Ciências Agrárias: Amazonian Journal of Agricultural Environmental Sciences, v. 57, n. 2, abr./jun., 2014, p. 114-117. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.

BALDOTTO, Lílian Estrela Borges et al. Aclimatização de orquídea (Cymbidium sp.) em resposta à aplicação de ácidos húmicos. Ciência Rural,, Santa Maria, v. 44, n. 5, p.830-833, maio 2014.

ASSIS, Adriane Marinho de; Faria, Ricardo Tadeu de; Colombo, Larissa Abgariani; Rodrigues Portela de Carvalho, Jane Fiúza. Utilização de substratos à base de coco no cultivo de Dendrobium nobile Lindl. (Orchidaceae). Acta Scientiarum. Biological Sciences, vol. 27, n. 2, abr. /jun., 2005, p. 255-259. Universidade Estadual de Maringá. Maringá, PR, Brasil.

FARIA, Ricardo Tadeu de et al. UEL 7: nova cultivar de Dendrobium. Horticultura Brasileira, [s.l.], v. 29, n. 3, p.441-442, set. 2011.

MACEDO, Alberto Motta. Efeito da Luminosidade em Dendrobium. Revista Uningá Review, [S.l.], v. 14, n. 1, p.85-98, out. 2017. Disponível em: . Acesso em: 03 out. 2019.

CLIMATE DATA. Clima Sousa. Disponível em: . Acesso em: 27 out. 2019.

BANZATTO, D.A.; KRONKA, S.N. Experimentação agrícola. 4.ed. Jaboticabal: UNESP, 2006. 237p.

FERREIRA, Daniel Furtado. Sisvar: um guia dos seus procedimentos de comparações múltiplas Bootstrap. Ciênc. agrotec. [online]. 2014, vol.38, n.2, pp.109-112. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-70542014000200001. Acesso em: 27/10/2019.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3644

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1203

Total de downloads do artigo: 779