MAPEAMENTO DAS PRINCIPAIS TECNOLOGIAS DE CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO, APOIADAS PELO MUNICÍPIO DE APARECIDA-PB

Fábio Queiroga Pordeus

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Agroecólogo

Gilvan Oliveira Pordeus

EMPAER Brasil

Mestre em Sistemas Agroindustriais

Mateus Gonçalves Silva

Universidade Federal de Campina Grande Brasil

Mestrando em Sistemas Agroindustriais

Francisco de Sales Oliveira Filho

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Doutor em Fitotecnia

Francisco Roserlandio Botão Nogueira

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Doutor em Medicina Veterinária

Resumo

INTRODUÇÃO: O Semiárido Brasileiro tem se caracterizado pelos seus aspectos físicos, ambientais e sociais, essa região é marcada pelo efeito das estiagens prolongadas, aliado à falta de políticas públicas adequadas que possam atender suas necessidades, evidenciando a urgência da aplicação de tecnologias de convivência com os efeitos provocados por seus fatores climáticos. OBJETIVOS: Nesse propósito, este estudo propõe avaliar na área rural do município de Aparecida Paraíba, ações voltadas para implementações de tecnologias sociais no período de 2014 a 2018. As tecnologias sociais avaliadas foram do tipo construção de barreiros para captação/armazenamento de água da chuva e estocagem de forragem através da instalação de silos. METODOLOGIA: Para a obtenção de dados, recorreu-se a parte documental (2014-2018) da secretaria de agricultura do município, mediante a uma pesquisa documental indireta, na qual foi possível gerar gráficos e analisar o seu alcance, o volume de serviços ofertados e as comunidades atendidas com a construção de barreiros e a instalação de silos. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a obetenção dos dados, ressalta-se que, com a adoção dessas tecnologias, das 24 comunidades pertencentes ao município de Aparecida-PB, 62,5% foram atendidas com a construção de barreiros e 54,2% com a instalação de silos, correspondendo a unidades de 15 e 13 comunidades atendidas, respectivamente. No quesito implantação de silos, evidencia-se que nas comunidades de Várzeas da Prensa e Prensa, houve maior volume de silos instalados, mais significativos entre os anos de 2014 a 2018. Considera-se que estas comunidades disponham de um rebanho considerável e solos propícios para produção de forragem. Enquanto em outras comunidades, a exemplo de Xique Xique e Assentamento Angélica II, não foram comtempladas. Verifica-se ainda que em outras comunidades há uma quantidade menor de silos implantados, sendo elas: Tabuleiro Comprido, Boi Morto e Alegre. Para construção de barreiros, observou-se que houve a utilização desse serviço em boa parcela do município, 15 comunidades, entretanto nota-se que em algumas destas localidades fora utilizado em apenas um ano, dos quatro analisados. Tais medidas garantem obras hídricas para captação de água e a estocagem de forragem, com isso, tem-se mudado o hábito de pequenos agricultores no município. Embora nota-se a ausência dessas ações em parte das comunidades existentes. CONCLUSÃO: As tecnologias de convivência com o semiárido, apoiadas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município de Aparecida-PB, permitiu que agricultores fossem contemplados com ações do tipo construção de barreiros e instalação de silos na área geográfica rural do referido município. Notou-se a ausência de mais tecnologias sociais que poderiam também ser implementadas, a exemplo de barragens subterrânias.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i3.3557

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 738

Total de downloads do artigo: 593