Tecnologia de produção de licores com combinação de frutas no Sertão paraibano

Eduardo Alves Cesar

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Estudante do Curso de Agroindústria, IFPB Campus Sousa

Janaína Gomes da Cruz

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Estudante do Curso de Agroindústria, IFPB Campus Sousa

Vitor de Mesquita Leonel

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Estudante do Curso de Agroindústria, IFPB Campus Sousa

Maria Eduarda Dantas César

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Estudante do Curso de Agroindústria, IFPB Campus Sousa

Heloiza Carneiro Barreto

Instituto Federal da Paraíba Brasil

Professora do Curso técnico em agroindustria

Pedro Lima Filho

Universidade Federal da Paraíba, campus Areia Brasil

Doutorando em agronomia, Universidade federal da paraíba (UFPB), Areia

Resumo

Os licores se destacam entre as bebidas alcoólicas obtidas por mistura, por se tratarem de produtos adocicados, com formulações e matérias-primas variadas. O presente trabalho objetiva descrever o processo de fabricação de licores, desenvolvido pelos alunos do curso Técnico em Agroindústria durante as aulas práticas na disciplina de Tecnologia de Vegetais, no laboratório de vegetais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus de Sousa-PB. Para a elaboração dos licores foram realizadas técnicas de preparo, utilizando os ingredientes: aguardente de cana com graduação alcoólica a 40%, água, açúcar refinado e frutas (uva, tamarindo e cascas de abacaxi) que ficaram em maceração por um período de 7 dias para posterior processo de fabricação. De acordo com os resultados, concluiu-se que as aulas práticas são importantes ferramentas que ajudam a despertar o interesse dos alunos em aprender, gerando satisfação nos mesmos.

Texto completo:

Referências


BARROS, J. C.; et al. Obtenção e avaliação de licor de leite a partir de diferentes fontes alcoólicas. Gl. Sci. Technol., v. 01, n. 04, p.27 - 33, dez/mar. 2008.

BRASIL. Decreto n. 2.314, de 4 de setembro de 1997. Regulamenta a lei n° 8.918 de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 5 set. 1997. Seção 1. p. 19549 -19555.

CANDAU, V. M. A Didática e a relação forma e conteúdo. Petrópolis, RJ. Vozes, 1995, apud LOBATO, D. M. A prática Pedagógica da formação Profissional por competências da modalidade Aprendizagem do SENAI-PA. Belém, 2011.

CARCARÁ, K. A. V.; SOUZA, R. P.; SILVA, D. M.; FERREIRA, B. de O.; SILVA, M. de J. M.; Elaboração e avaliação sensorial de licor de CHOCOLATE (Capsicum frutescens) com pimenta do tipo malagueta. 2009.

GASTL FILHO, J.; LABEGALINI, M. C. Desenvolvimento de licor à base de cascas de abacaxi. 2017. http://editora.iftm.edu.br/index.php/sepit/article/view/282/157 .Acesso em: 26/07/2018.

LUNETTA, V. N. Actividades práticas no ensino da Ciência. Revista Portuguesa de Educação, v. 2, n. 1, p. 81-90, 1991.

PASSOS, F. R.; CRUZ, R. G.; SANTOS, M. V.; FERNANDES, R. V. B. Avaliação físico-química e sensorial de licores mistos de cenoura com laranja e com maracujá. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, v. 15, n. 3, p.211-218, 2013.

REVENTOS, Pablo. El licorista en casa. Editora SINTES, S.A. Barcelona. 1971. 112 p.

SANTOS, Leonor. Auto-avaliação regulada: por quê, o quê e como? mar. 2002. Disponível em: . Acesso em: 12 jun.

TEIXEIRA, L. J. Q.; ROCHA, C. T.; Junqueira, M. S.; Saraiva, S. H. Determinação da cinética de extração alcoólica no processamento de licor de café. Enciclopédia Biosfera, v. 6, n. 9, p. 1-9. 2010.


DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v3i1.2818

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1461

Total de downloads do artigo: 2416