Técnicas utilizadas na recuperação de solos afetados por sais

Maxwell Martins de Araujo

Universidade Federal de Campina Grande -Programa de Pós-Graduação em sistema agroindustrial Campus de Pombal - UFCG Brasil

Glaucio de Menezes Sousa

Programa de Pós-Graduação em sistema agroindustrial Campus de Pombal - UFCG Brasil

Engenheiro Ambiental

Larissa Raquel Carvalho Carolino Rodrigues

Programa de Pós-Graduação em sistema agroindustrial Campus de Pombal - UFCG Brasil

Resumo

A salinidade e a sodicidade do solo estão entre as principais causas da degradação do ambiente semiárido. Os efeitos da salinização sobre as plantas causam dificuldades na absorção de água e na redução do crescimento dessas plantas. Apesar disso, este trabalho busca mostrar algumas intervenções técnicas utilizadas na recuperação das propriedades físico-químicas desses solos por meio de utilização de corretivos químicos como gesso, ácido sulfúrico e enxofre elementar, matéria orgânica, chorume e algumas espécies de plantas, conhecidas como halófitas, que são capazes de extrair quantidades elevadas de sais do solo, como também a utilização de uma irrigação adequada. Essas técnicas são muito importantes, pois possibilita o retorno desse solo a produção agrícola.

Texto completo:

DOI: http://dx.doi.org/10.35512/ras.v1i2.1799

O arquivo PDF selecionado deve ser carregado no navegador caso tenha instalado um plugin de leitura de arquivos PDF (por exemplo, uma versão atual do Adobe Acrobat Reader).

Como alternativa, pode-se baixar o arquivo PDF para o computador, de onde poderá abrí-lo com o leitor PDF de sua preferência. Para baixar o PDF, clique no link abaixo.

Caso deseje mais informações sobre como imprimir, salvar e trabalhar com PDFs, a Highwire Press oferece uma página de Perguntas Frequentes sobre PDFs bastante útil.

Visitas a este artigo: 1649

Total de downloads do artigo: 7323