O Processo Seletivo Seriado - PSS: padrão do ensino médio do CEFET-PB?

Paulo de Tarso Chaves Faustino

Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (CEFET-PB) Brasil

Joseli Bastos da Costa

Universidade Federal da Paraíba (UFPB) Brasil

Resumo

Este trabalho analisa criticamente o Processo Seletivo Seriado – PSS visando caracterizá-lo como uma continuidade dos procedimentos de exclusão social típicos, presentes na educação brasileira. Seu objetivo é demonstrar que, além de pouco ou nada contribuir para a melhoria técnica e para a democratização da seleção de candidatos ao ensino superior, o PSS ainda submete as escolas que têm obtido sucesso na implementação de estudos de nível médio com características de formação, como é o caso do CEFET-PB, ao risco de desestruturação curricular e transformação em ensino médio preparatório à universidade. Como conclusão, discute-se a possibilidade de o PSS vir a ser o padrão do ensino médio do CEFET-PB.

Palavras-chave


Educação; Ensino Médio; Vestibular; PSS


Texto completo:

Referências


PEREIRA, Avelino R. Simões. Projeto Escola: Um Projeto Pedagógico. MEC, SEMTEC. 2001.

MEC. Educação Profissional: Legislação Básica. Brasília 1998 p. 30-33.

CEFET-PB. Proposta Pedagógica: Ensino Médio. Diretoria de Ensino, 1999 p. 2-6.

CEFET-PB. Proposta Pedagógica: Ensino Médio. Diretoria de Ensino. 1997-98 p. 1-4.


DOI: http://dx.doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7794

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