O Processo Seletivo Seriado - PSS: padrão do ensino médio do CEFET-PB?
DOI:
https://doi.org/10.18265/2447-9187a2003id7794Palavras-chave:
Educação, Ensino Médio, Vestibular, PSSResumo
Este trabalho analisa criticamente o Processo Seletivo Seriado – PSS visando caracterizá-lo como uma continuidade dos procedimentos de exclusão social típicos, presentes na educação brasileira. Seu objetivo é demonstrar que, além de pouco ou nada contribuir para a melhoria técnica e para a democratização da seleção de candidatos ao ensino superior, o PSS ainda submete as escolas que têm obtido sucesso na implementação de estudos de nível médio com características de formação, como é o caso do CEFET-PB, ao risco de desestruturação curricular e transformação em ensino médio preparatório à universidade. Como conclusão, discute-se a possibilidade de o PSS vir a ser o padrão do ensino médio do CEFET-PB.
Downloads
Referências
PEREIRA, Avelino R. Simões. Projeto Escola: Um Projeto Pedagógico. MEC, SEMTEC. 2001.
MEC. Educação Profissional: Legislação Básica. Brasília 1998 p. 30-33.
CEFET-PB. Proposta Pedagógica: Ensino Médio. Diretoria de Ensino, 1999 p. 2-6.
CEFET-PB. Proposta Pedagógica: Ensino Médio. Diretoria de Ensino. 1997-98 p. 1-4.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Revista Principia possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
A Revista Principia adota a licença Creative Commons 4.0 do tipo atribuição (CC-BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os autores estão autorizados a enviar a versão do artigo publicado nesta revista em repositório institucionais, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na Revista Principia.
Demais informações sobre a Política de Direitos Autorais da Revista Principia encontram-se neste link.