- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
O Processo Seletivo Seriado - PSS: padrão do ensino médio do CEFET-PB?
Resumo
Este trabalho analisa criticamente o Processo Seletivo Seriado – PSS visando caracterizá-lo como uma continuidade dos procedimentos de exclusão social típicos, presentes na educação brasileira. Seu objetivo é demonstrar que, além de pouco ou nada contribuir para a melhoria técnica e para a democratização da seleção de candidatos ao ensino superior, o PSS ainda submete as escolas que têm obtido sucesso na implementação de estudos de nível médio com características de formação, como é o caso do CEFET-PB, ao risco de desestruturação curricular e transformação em ensino médio preparatório à universidade. Como conclusão, discute-se a possibilidade de o PSS vir a ser o padrão do ensino médio do CEFET-PB.
Palavras-chave
Educação; Ensino Médio; Vestibular; PSS
Texto completo:
Referências
PEREIRA, Avelino R. Simões. Projeto Escola: Um Projeto Pedagógico. MEC, SEMTEC. 2001.
MEC. Educação Profissional: Legislação Básica. Brasília 1998 p. 30-33.
CEFET-PB. Proposta Pedagógica: Ensino Médio. Diretoria de Ensino, 1999 p. 2-6.
CEFET-PB. Proposta Pedagógica: Ensino Médio. Diretoria de Ensino. 1997-98 p. 1-4.
Visitas a este artigo: 419
Total de downloads do artigo: 292