- Submissão
- Submissão online
- Diretrizes para Autores
- Declaração de Direito Autoral
- Política de Privacidade
- Sobre este sistema de publicação
- Sobre
- Foco e Escopo
- Equipe Editorial
- História da Revista Principia
- Normas de homogeneidade
- Comitê de ética
- Política de ética para autores, Conselho Editorial e avaliadores
- Política de retirada de artigos
- Perguntas e respostas frequentes
- Equipe de apoio da Revista Principia
- Conflito de interesses
- Plano de Desenvolvimento Editorial da Revista Principia
- Princípios DEIA (Diversidade, Equidade, Inclusão e Acessibilidade)
- Normas para números especiais na Revista Principia
- Princípios FAIR
- Curso de Escrita Científica - ACS - Prof. Osvaldo
- Sites e manuais sobre boas práticas científicas
Contribuições da bibliometria na análise dos trabalhos da graduação em Engenharia de Produção nas universidades federais da Paraíba (UFPB/UFCG)
Resumo
Despertar uma visão interdisciplinar nos alunos, para que eles sejam cada vez mais qualificados para o mercado de trabalho, coloca o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) como pilar dessa construção. Nesse intuito, a presente pesquisa objetiva analisar os TCCs de Engenharia de Produção oriundos de duas universidades federais (UFPB e UFCG), localizadas no estado da Paraíba, buscando prover contribuições científicas através da bibliometria. Classifica-se como uma pesquisa bibliográfica de cunho descritivo-exploratório. Nos Repositórios Institucionais (RIs) das duas universidades federais paraibanas locus deste estudo, foram identificados 202 trabalhos produzidos entre os anos de 2014 e 2021. A leitura desse material foi realizada seguindo-se a metodologia utilizada por Berto e Nakano (1999) e os métodos de pesquisa, categorizados conforme Filippini (1997). Constatou-se que as áreas de Engenharia de Operações e Processos da Produção, Engenharia Organizacional, Engenharia do Trabalho e Engenharia da Qualidade obtiveram os maiores quantitativos de trabalhos produzidos. Entre as duas universidades, destaca-se, em quantidade, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Uma informação relevante é a participação de mais mulheres nesse curso de graduação, sendo 54% dos trabalhos elaborados por pessoas desse gênero. Ademais, o setor industrial e o de serviços concentraram as maiores escolhas para o desenvolvimento dos trabalhos. Por fim, o método de pesquisa mais utilizado foi o estudo de caso, com 73% das produções acadêmicas.
Palavras-chave
análise bibliométrica; Engenharia de Produção; trabalho de conclusão de curso; UFCG; UFPB
Texto completo:
Referências
ABEPRO – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Áreas e Sub-áreas da Engenharia de Produção. Cidade: ABEPRO, 2017. Disponível em http://www.abepro.org.br/interna.asp?p=399&m=424&s=1&c=362. Acesso em: 9 set. 2022.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
BERTO, R. M. V. S.; NAKANO, D. N. A produção científica nos anais do Encontro Nacional de Engenharia de Produção: um levantamento de métodos e tipos de pesquisa. Revista Produção, v. 9, n. 2, p. 65-76, 1999. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-65131999000200005.
CABRAL, C. G.; BAZZO, W. A. As mulheres nas escolas de engenharia brasileiras: história, educação e futuro. Revista de Ensino de Engenharia, v. 24, n. 1, p. 3-9, 2005. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/19. Acesso em: 17 set. 2022.
CNE – CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília, DF: CNE, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.
DE LOS RIOS, I.; CAZORLA, A.; DÍAZ-PUENTE, J. M.; YAGÜE, J. L. Project–based learning in engineering higher education: two decades of teaching competences in real environments. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 2, n. 2, p. 1368-1378, 2010. DOI: https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2010.03.202.
FARIA, A. F. Informações referentes à adequação curricular dos cursos de engenharia de produção. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 24., 2004, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: ABEPRO, 2004. p. 5498-5506. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/enegep2004_enegep1101_1394.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.
FILIPPINI, R. Operations management research: some reflections on evolution, models and empirical studies in OM. International Journal of Operations and Production Management, v. 17, n. 7, p. 655-670, 1997. DOI: https://doi.org/10.1108/01443579710175583.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JAHARA, R. C.; SOUZA, G. M.; MELLO, A. J. R.; PEIXOTO, A. B. M.; SOUZA, A. L. L. Contribuições dos trabalhos de fim de curso de Engenharia de Produção de uma unidade de ensino descentralizada. Revista Produção e Desenvolvimento, v. 1, n. 3, p. 15-28, 2015. DOI: https://doi.org/10.32358/rpd.2015.v1.110.
LEITE FILHO, G. A.; MARTINS, G. A. Relação orientador-orientando e suas influências na elaboração de teses e dissertações. Revista de Administração de Empresas, v. 46, n. especial, p. 99-109, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902006000500008.
LIMA, G. S.; RIBEIRO, R. E. M. Análise bibliométrica das publicações do ENEGEP sobre educação em Engenharia de Produção entre 2016 e 2020. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e2510816570, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i8.16570.
LORGUS, A. L.; ODEBRECHT, C. O profissional de Engenharia como professor orientador: a questão dos trabalhos de conclusão de curso. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 35., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: ABENGE, 2007. Disponível em: http://repositorio.furg.br/handle/1/3146. Acesso em: 9 set. 2022.
MALLMANN, M. A.; SILVA, A. L. E.; REIS, L. V.; SILVA, P. P.; MORAES, J. A. R. Panorama dos Trabalhos de Conclusão de Curso de Engenharia de Produção da Universidade de Santa Cruz do Sul. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 36., 2016, João Pessoa. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2016. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/TN_STP_235_367_28708.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.
MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5. ed. Ijuí: Editora Uniijuí, 2006. 156 p.
MELLO, J. A. V. B.; SANTOS, V. J. D. A formação acadêmica em Engenharia de Produção, a demanda do mercado e as unidades curriculares de Instituições de Educação Superior públicas do Rio de Janeiro. Revista Exacta – Engenharia de Produção, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 55-66, 2015. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/exacta/article/view/5349. Acesso em: 9 set. 2022.
MELO, M. T.; MELO, M. M. B.; CAVALCANTI, W. R.; DOMINGUES, M. J. C. S. Trabalho de conclusão de curso: análise das preferências dos alunos por área de estudo. In: SIMPÓSIO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO E TECNOLOGIA, 7., Resende. Anais [...]. Resende: AEDB, 2010. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos10/507_MODELOARTIGO2010aedb.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.
SALES, M. R.; GOUVEIA, L. G. T.; RUZENE, D. S.; SILVA, D. P. A importância e consequência da produção sustentável para a sociedade. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DE SERGIPE, 9., 2017, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: DEPRO/UFS, 2017. p. 543-551. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/7624/2/ImportanciaProducaoSustentavelSociedade.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.
SANTOS, A. G.; GERRA, D. C.; ANTUNES NETO, J. M. F.; PIAZZA, C. A. D. Qualidade em serviço: análise bibliométrica relativa do Simpósio de Engenharia de Produção no período de 2007-2017. Prospectus, v. 2, n. 2, p. 272-291, 2020. DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.5565184.
SECCHIM, A. B.; FREITAS, R. R.; GONÇALVES, W. Mapeamento e análise bibliométrica da utilização da Análise Envoltória de Dados (DEA) em estudos de Engenharia de Produção. Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, v. 4, n. 1, p. 116-128, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/index.php/bjpe/article/view/v4n1_8. Acesso em: 9 set. 2022.
VALENÇA, A. K. A; LEITE, D. G; OLIVEIRA, R. C. R.; BISPO, F. S. Educação em Engenharia de Produção: panorama da produção científica a partir das publicações do Encontro Nacional de Engenharia de Produção (2012-2016). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA, 45., Joinville. Anais [...]. Brasília, DF: ABENGE, 2017a.
VALENÇA, A. K. A.; LEITE, D. G.; OLIVEIRA, R. C. R.; SOUZA, K. A.; SANTOS JUNIOR, B. F. Análise dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Engenharia de Produção: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior de Sergipe. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 37., 2017, Joinville. Anais [...]. Rio de Janeiro: ABEPRO, 2017b. Disponível em: https://abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_247_427_34363.pdf. Acesso em: 9 set. 2022.
VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ciência da Informação, v. 31, n. 2, p. 152-162, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-19652002000200016.
Visitas a este artigo: 834
Total de downloads do artigo: 503